Reconhecida pelo Ministério das Cidades como uma das cidades brasileiras em que o Programa Minha Casa Minha Vida obteve grande êxito, Juazeiro foi novamente nesta segunda-feira (21) contemplada com mais 2.200 novas casas populares.
O ato de assinatura contou com a presença do prefeito Isaac Carvalho e do Superintendente Regional da Caixa Econômica, José Raimundo Cordeiro Junior. “Nesse momento são 2200 casas que já passam e muito dos 20%. Isso porque Juazeiro é referência para o Ministério das Cidades em excelência na contratação do programa com a Caixa e certamente vamos assinar mais empreendimentos ao longo do tempo”, revelou o Superintendente que como cidadão juazeirense se mostrou entusiasmado e confiante na possibilidade de o município ter o seu déficit habitacional zerado. “Não estamos aqui apenas como técnicos, ficamos muito satisfeitos de ver uma terra que a gente aprendeu a amar evoluindo cada vez mais, contratando cada vez mais, através de programa tão importante para a sociedade como é o Minha Casa Minha Vida. Esperamos efetivamente que o déficit habitacional de juazeiro, se não for zerado fique próximo disso”, disse José Raimundo, informando que o programa não irá se limitar a área urbana apenas, mas que em 2014 o Programa Nacional de Habitação Rural – PNHR terá uma atuação ainda maior no Estado para também diminuir o déficit rural.
Com o programa Minha Casa Minha Vida, Juazeiro totaliza a construção de mais de 8 mil casas; 2500 já foram entregues em 2011, três mil estão em construção e as demais já estão com os contratos assinados para início da obra.
Vereadores, secretários e comunitários participaram do ato que contou com a presença do deputado federal, Daniel Almeida, um dos principais articuladores junto ao Governo Federal na conquista de grandes obras estruturantes para o município. Almeida relembrou que em 2009, Juazeiro assinava o maior contrato da Bahia – um momento de grande experiência para o país de como estabelecer as normativas para a implementação do Programa. “Vim aqui hoje para celebrar esse momento de conquistas que já alcançamos e anunciar essa certeza de que mais obras serão anunciadas para o município. Com esta assinatura já são 8700 moradias só do Programa Minha Casa Minha Vida, e agora o Minha Casa Minha Vida Rural que está em pleno desenvolvimento e que também terá Juazeiro inclusa. Quero parabenizar o prefeito Isaac pela experiência que temos aqui porque a maioria dos municípios baianos não tem na sua sede oito mil casas”, colocou o deputado federal.
Representando a Câmara, o vereador Crisóstomo Lima (Zó) parabenizou as empreiteiras Gráfica e Sertenge, responsáveis mais uma vez pela construção das novas moradias e destacou que toda essa conquista só foi possível porque a administração municipal, com o apoio da Câmara, sancionou em 2009 a lei de incentivos fiscais, tanto para os empreendedores diretos quanto para as pessoas de baixa renda que adquiriram o imóvel. O ex-deputado e médico, Pedro Alcântara, também cumprimentou as construtoras, e destacou que o prefeito Isaac Carvalho tem buscado fortalecer as parcerias, a exemplo da Caixa Econômica, pensando sempre na classe mais humilde.
Agradecendo a parceria que o município tem consolidado junto a Caixa Econômica, permitindo a viabilização de grandes projetos estruturantes para o município como o saneamento, a Travessia e a Intervenção Urbana, o prefeito Isaac Carvalho disse que o município tem avançado muito, mas também reconheceu que ainda há um déficit muito grande não só em moradias, mas nas políticas sociais e de infraestrutura, principalmente. “Temos vencido muitos desafios, a exemplo do abastecimento de água da cidade que quando assumimos o governo estava à beira de um colapso. Não vou dizer que é um desafio superado, temos problemas pontuais, mas não é hoje a pauta de prioridade porque não é o principal problema”, comentou o prefeito, destacando que nesse período o SAAE realizou um número de 10 mil novas ligações.
Três mil novas casas serão entregues ainda esse ano e o prefeito Isaac disse que o desafio da gestão é chegar ao número de 10 mil novas moradias populares. “Para isso, conto com o apoio da Caixa, porque é melhor divulgarmos 10 mil moradias do que 8700, mesmo esse já sendo um número recorde na história da construção civil de Juazeiro”, encerrou Isaac Carvalho.
Também participaram do ato, o Gerente Regional da Caixa, José Gilberto Bastos Reis, Clauber Carvalho Novaes, gerente Geral da Agência Juazeiro, Washington Luiz da Silva Borges, gerente da Agência Velho Chico e os representantes das construtoras Gráfica, Eduardo Carvalho Pinto, e da Sertenge, Alvaro Pinto Reis e Celma Lopes.
PMJ
PMJ