Em 13 de outubro começa o mapeamento (1ª das três etapas) do Juazeiro Empreendedor, programa para fomentar o empreendedorismo. Nesta quarta-feira (30), o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Carlos Neiva, definiu o cronograma com vários líderes comunitários (presidentes de bairros e associações) e órgãos parceiros (a exemplo de Sebrae, Senai, Cesol, BNB, Desenbahia e Sindicato dos Trabalhadores Rurais).
A etapa inaugural envolve o diagnóstico dos saberes e fazeres dos empreendedores nos bairros e distritos. Para isso, 19 regiões vão ser visitadas até dezembro. O levantamento inicial do Juazeiro Empreendedor será no bairro João Paulo II que aglutina nove logradouros.
Carlos Neiva e o gerente do Sebrae, Carlos Cointeiro, frisaram que a participação das lideranças comunitárias será determinante para mobilizar quem desenvolve artesanalmente atividades comerciais no município. “Precisamos identificar com precisão as pessoas que sabem empreender e o que estão fazendo”, salientou Neiva. “A colaboração dos líderes é importantíssima para uma boa intervenção do programa”, reforçou Cointeiro.
Ainda de acordo com Neiva serão mapeadas atividades produtivas diversificadas. “Queremos conhecer e apoiar todos os ramos do empreendedorismo. Da culinária, passando por artesanato até paisagismo. Vamos investir e apostar na criatividade da nossa gente.” Os encontros nas comunidades para investigar as potencialidades serão realizados em escolas públicas, associações e sindicatos.
Entre os participantes da reunião de trabalho estavam os secretários Lindsai Amaral (da Sedis) e Jorge Cerqueira (Seapa); os vereadores Anderson Alves e Agnaldo Meira, além dos assessores de Relações Comunitárias, Renato Borges e Hélio Gonçalves.






