Juazeiro passou a contar com um laboratório do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua). O serviço tem a finalidade de assegurar o controle de formas de abastecimento de água com responsabilidade técnica e orientar medidas higiênico-sanitária àquelas formas que não possuem.
Na quarta-feira (29), o secretário municipal de Saúde, Fernando Costa, participou da inauguração do laboratório, implantado através de parceria com o governo do estado. O secretário destacou a importância do serviço na cidade. “É com muita satisfação que a gente firma essa parceria com o Estado, pois é de suma relevância o monitoramento da água, para a prevenção de diversas doenças. Nosso compromisso de gestão, é sempre colocar a qualidade de vida e a saúde da nossa gente em primeiro lugar”, destacou Fernando Costa.
O diretor e coordenador do Núcleo Regional de Saúde-Norte, Pedro Alcântara, participou da inauguração, e explanou sobre a importância da parceria do estado com o município para uma melhor qualidade de vida e saúde dos cidadãos que vivem em Juazeiro.
O laboratório avalia o padrão microbiológico da água, como explica Davi Inácio, sanitarista do Núcleo Regional de Saúde Norte. “De acordo com os padrões de potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde, a partir do resultado dessas análises, será possível adotar as medidas de correção para as amostras que apresentarem inconformidades. E com isso consegue-se impactar diretamente na saúde da população”, explicou Davi.
De acordo com a bioquímica e responsável técnica, Dra. Karina Mota, além dessa avaliação do padrão microbiológico da água, o laboratório também conta com a avaliação do padrão físico-químico.
“A análise laboratorial também conta com esse padrão, que avalia a cor, o ph, a turbidez e o flúor da água. Essa é uma parceria importante, e que renderá muitos frutos para a população.” Pontuou.
Análises
A coleta das amostras analisadas será feita antes do armazenamento na caixa d’água dos moradores, em diversos pontos da cidade, e realizada pelos técnicos da Vigilância Sanitária Municipal que foram cedidos ao programa, através da parceria.
Diário da Região