A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb), segue intensificado a realização de ações para garantir o ordenamento urbano na cidade. Entre as ações realizadas estão: a orientação e notificação de ambulantes, comerciantes e barraqueiros, recolhimento de animais de grande porte abandonados nas ruas da cidade, fiscalização de ocupação irregular de áreas públicas, fiscalização de obras, entre outras.
Orientação e notificação de ambulantes, comerciantes e barraqueiros
A ação tem como objetivo desobstruir passeios públicos e liberar o solo público para circulação segura da população. Em conformidade com o Código de Posturas (Lei Municipal 018/2016), a Administração Municipal ressalta que é essencial manter logradouros e passeios públicos livres de obstáculos que comprometam o livre acesso e a movimentação.
Nesta segunda-feira (7), a Semaurb esteve reunida com ambulantes e barraqueiros que atuam em torno do Mercado do Produtor. Durante o encontro, que aconteceu na sede da secretaria, foi apresentada aos comerciantes informais da área a necessidade de desocupação do espaço para a melhoria da infraestrutura e mobilidade urbana.
O Secretário da Semaurb, Islédio Bandeira, ressaltou a importância de fornecer novos espaços adequados aos comerciantes, visando a continuidade de suas atividades de maneira organizada e segura. “Compreendemos a relevância dos comerciantes para a economia local e, por isso, estamos empenhados em assegurar alternativas que permitam que eles prossigam com suas atividades de forma sustentável e mantendo o ordenamento no município. Essa é só uma, entre várias outras, ações que a Semaurb desenvolve com esse foco”, afirmou o Secretário.
Outros serviços
Outras medidas importantes promovidas pela Semaurb incluem a orientação sobre a expedição do Alvará de Funcionamento, o alerta sobre a necessidade de combater a poluição sonora, a fiscalização de caixas coletoras de gordura no comércio local, a requalificação do Curral Municipal e a fiscalização rigorosa de construções e reformas de obras irregulares. A preservação ambiental também tem sido prioridade, com a realização de ações como a limpeza e coleta de lixo nas margens do Rio São Francisco, além de capturas de abelhas, reforçando a importância dos cuidados com insetos para a segurança da população.
Fonte: Ascom