Juazeiro mantém tradição das feiras livres

O clima amistoso do Mercado Joca de Souza atrai dezenas de clientes e fortalece a relação de amizade entre os feirantes.

Dionísio Bispo, feirante desde 1973.

No lugar de carrinhos, caixotes de madeira. As lonas coloridas fazem, na maioria das vezes, o papel dos tetos reforçados de aço, comuns nos grandes supermercados. A diversidade de produtos é grande. Pode-se encontrar desde carnes, verduras e laticínios a remédios naturais.

Esse cenário, chamado feira livre, ainda atrai centenas de pessoas na cidade de Juazeiro, que trocam o conforto dos supermercados pela variedade de produtos e o clima amistoso proporcionado pelos vendedores das feiras, em especial na Avenida Oscar Riberio, no Mercado Joca de Souza Oliveira.

Vendedor de frutas e verduras desde 1973, quando o Mercado Joca de Souza foi fundado, Dionísio Bispo (69) diz acreditar que a grande procura pelas feiras está relacionada à qualidade dos produtos que são oferecidos aos clientes e à receptividade dos vendedores.

“Tem gente que há anos só compra em minha mão. Isso acontece porque eu trato bem o cliente e só vendo produtos de qualidade. Se tratar o freguês mal, ele não volta mais. Aqui todo mundo tem o dom de atrair compradores”, argumentou o feirante.

Dionísio ressalta que apesar da grande quantidade de vendedores no Mercado Joca de Souza, a relação de amizade entre os feirantes, conquistada durante décadas de trabalho, não permite que haja clima de competitividade. “No mercado a união faz a força. Tem gente aqui que eu conheço há mais de 20 anos. A amizade é tão grande que se chegar um cliente na minha banca e eu não tiver o produto que ele procura, eu indico um vendedor que tem o que ele precisa”, pontuou.

Ele ainda destaca que “desde que o mercado foi fundado muito coisa mudou. Havia mais zelo por parte das autoridades; agora não estão nem aí para o mercado. A única coisa que nunca mudou foi a relação amistosa entre os vendedores”.

A procura pelos remédios naturais

Em meio a tantos produtos que podem ser encontrados na feira do Mercado Joca de Souza, os remédios naturais são um dos mais procurados. Alguns vendedores se tornaram uma espécie de “médicos” e são consultados por dezenas de pessoas que procuram a cura em plantas medicinais.

Vendedora de produtos naturais há 25 anos, Fátima Eoli (40) ressalta que é procurada por muitas pessoas e passa para o cliente a sua crença e o seu conhecimento. “Há anos eu trabalho com remédios naturais. As pessoas vêm me procurar e eu, como já conheço os vários tipos de ervas, indico o remédio de acordo com a necessidade do cliente. Eu acredito nos remédios naturais e passo essa crença para o freguês”, comentou.

 

Francinete Pereira é frequentadora assídua do Mercado

A dona de casa Francinete Pereira (43) conta que toda semana vai ao mercado para comprar plantas medicinais e garante já ter sido curada sem tomar remédios de farmácia. “Remédio natural é melhor. Além de não ter a carestia das farmácias, sempre que eu faço o tratamento com ervas e chego ao hospital para fazer uma consulta estou sem nenhuma inflamação. Já fui curada sem tomar remédios de farmácia”, enfatizou a dona de casa.

 A feira livre não se resume à relação de venda e compra. Há os que vão ao Mercado para rever os amigos e beber cerveja. “Eu gosto do ambiente da feira. Aqui já fiz muitos amigos. Há dez anos, todo sábado, quando estou nas horas vagas, venho ao mercado para tomar minha cervejinha, sempre na mesma banca”, comentou o taxista Elias Clementino (46), pontuando que “as pessoas do mercado são agradáveis e aqui tem de tudo um pouco, há grande variedade”.

Tradição de Família

Além dos vários feirantes experientes que trabalham no Mercado Joca de Souza, é possível encontrar os jovens comerciantes que estão em fase de treinamento para aprender o ofício dos pais, tios e avós.

Mathias Corrêia (72), vendedor de temperos, trabalha há mais de 20 anos no mercado. A idade avançada e seus muitos anos no ofício de vendedor fizeram com que o comerciante passasse a treinar sua filha e sua neta para ocupar o seu lugar. “Estou treinando minha filha e minha neta para assumirem o meu lugar. Não quero que a tradição da feira na nossa família se acabe”, destacou.

Neta de Mathias, a estudante Ingrid Naiane (18), que trabalha aos sábados na feira, conta que o treinamento que tem recebido de tia e do avô tem surtido efeitos. “Eu já entendo um pouco de temperos e já sei distinguir quando uma fruta está boa pela aparência dela”, concluiu a estudante.

Texto e fotos: Kelly Ferreira 

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Política Relevantes

Confira prazos para eleitores justificarem não comparecimento às urnas

post-image

Eleitores que não compareceram às urnas no segundo turno das eleições, realizado nesse domingo (27), têm até o dia 7 de janeiro de 2025 para justificar a ausência. Eleitores no exterior têm até 30 dias após o retorno ao país para justificar a ausência, caso esse retorno ocorra após o fim do prazo previsto no calendário eleitoral.

A justificativa pode ser feita por meio do aplicativo e-Título, do autoatendimento eleitoral ou do Formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral (pós-eleição). Neste último caso, o documento deve ser entregue em qualquer cartório eleitoral ou enviado via postal à autoridade judiciária da zona eleitoral responsável pelo título.

e-Título, aplicativo móvel
e-Título, aplicativo móvel – Marcello Casal JrAgência Brasil
Seja qual for a opção escolhida, a documentação que comprove o motivo da ausência deve ser anexada para análise da autoridade judiciária da zona…

Read More
Política Relevantes

Capitais: veja quem são os eleitos no 2º turno das eleições de 2024

post-image

Igor Normando (MDB), de Belém, foi o primeiro prefeito eleito no segundo turno das eleições de 2024. Normando venceu por volta das 17h30 e disputava a prefeitura da capital paraense com Delegado Éder Mauro, do PL .

Ao todo, 51 municípios brasileiros tiveram segundo turno confirmado, entre eles 15 capitais. O número representa quase metade dos 104 municípios com mais de 200 mil habitantes do Brasil, onde o segundo turno era uma possibilidade.

No primeiro turno, 11 capitais elegeram seus prefeitos já no 1º turno das eleições municipais. Por volta das 18h30, Eduardo Braide (PSD) foi o primeiro a vencer, em São Luís (MA), com mais de 400 mil votos.

Prefeitos eleitos no 2º turno das eleições 2024

Igor Normando (MDB) – Belém (PA)

Abílio Brunini (PL) – Cuiabá (MT)

Cícero Lucena (PP) – João Pessoa (PB)

Juazeiro Política Relevantes

Bahia: Governador reúne chefes e comandantes das forças de segurança para avaliação e balanço de ações

post-image

O governador Jerônimo Rodrigues reuniu chefes e comandantes das forças de segurança da Bahia para avaliar o andamento de ações realizadas no estado e fazer um balanço de resultados. Estiveram presentes representantes das Polícias Civil, Militar e Penal, Departamento de Polícia Técnica e Corpo de Bombeiros. O encontro ocorreu no Centro de Operações e Inteligência (COI), no Centro Administrativo, em Salvador.

“Todos nós, juntos, estamos buscando o que a Bahia espera, sem medir qualquer tipo de sacrifício para que os investimentos aconteçam. Investimentos em armamento, viaturas, equipamento de proteção, construção de delegacia, de pelotões, presídios. Todo mundo imbuído para que a gente possa seguir com as ações e operações em todo o estado”, pontuou o governador.

De acordo com o secretário de segurança pública, Marcelo Werner, a integração é fundamental e ela tem sido total entre as…

Read More
Política

Alckmin atribui desindustrialização no Brasil ao alto custo de produção

post-image

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, voltou a atribuir nesta terça-feira, 22, o processo de desindustrialização no Brasil e no mundo ao fato de os países terem se tornado caros para a produção fabril. O Brasil nos últimos 40 anos, segundo o vice-presidente, sofreu um processo de desindustrialização, severo e precoce.
“O que concluímos é que os povos perderam parte de sua indústria porque ficaram caros”, disse Alckmin, emendando que hoje a tática é produzir bem e barato, o que levou parte da indústria do mundo para os países asiáticos, onde se produz bem e barato.

De acordo com o vice-presidente e ministro, a globalização continua mais avançada, mas o País não pode parar de fabricar produtos essenciais e deu como exemplo os medicamentos. Alckmin citou o aumento do protecionismo mundo e lembrou…

Read More
Petrolina Relevantes Sem Categoria

Projeto Usina Cultural começa programação com oficinas de arte gratuita

post-image

Com data marcada para entre os dias 6 e 9 de novembro próximo, o festival Usina Cultural do Vale do São Francisco, vai oferecer uma programação diversificada, começando com a oferta gratuita de oficinas de arte.

O poeta e cantador, Maviael Melo, dá início a série de oficinas, logo na quarta-feira (6), às 9h, na escola Mandacaru (bairro Jardim Primavera). Durante a oficina de literatura de cordel, Maviael, que também é coordenador do projeto, vai trabalhar com os jovens técnicas necessárias à produção das poesias rimadas bastante popularizadas no Nordeste brasileiro.

No dia 7, a escola Modelo, na zona urbana da cidade, vai vivenciar, a partir das 9h, a oficina de Fotografia com a educadora e Fotógrafa Manuela Cavadas. A capacitação visa proporcionar aos jovens o crescimento da auto-estima e da capacidade de expressão. Já no dia…

Read More
Política Relevantes

Dino suspende regra sobre aposentadoria de policiais homens e mulheres

post-image

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta quinta-feira (17) suspender a regra que igualou em 55 anos a idade mínima para aposentadoria de homens e mulheres que são policiais civis e federais.

A decisão do ministro foi motivada por uma ação protocolada pela Associação dos Delegados de Polícia do Brasil (Adepol do Brasil) para suspender a regra da Emenda Constitucional 103/2019, aprovada durante o governo de Jair Bolsonaro, que fixou a idade mínima de 55 anos para homens e mulheres.

A entidade alega que o Congresso desconsiderou a diferenciação de gênero entre homens e mulheres para concessão de aposentadoria especial.

Ao analisar o caso, Flávio Dino decidiu suspender a regra por entender que a diferenciação no tempo de aposentadoria entre homens e mulheres sempre vigorou desde a Constituição…

Read More
Política Relevantes

Governo Lula decide não adotar horário de verão em 2024

post-image

O governo federal anunciou, nesta quarta-feira (16), que o horário de verão não será retomado neste ano. A decisão foi tomada durante reunião que avaliou os impactos econômicos e energéticos da medida.

Segundo o governo, o benefício econômico da mudança de horário não justifica a sua adoção, sendo mantido o horário convencional em todo o país. O ministro havia dito anteriormente que a medida só seria adotada se fosse “estritamente necessária”.

O que aconteceu

Governo desiste do retorno do horário de verão. De acordo com Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia, houve zelo e cuidado ao fazer esse debate. Especialistas se reuniram dez vezes nos últimos 45 dias para tratar do do assunto. “Chegamos à conclusão de que não há necessidade para este verão. Temos a segurança energética assegurada. É o início de…

Read More
Juazeiro Política Relevantes

Jerônimo promete pleitear com Lula investimentos para Juazeiro

post-image

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) afirmou, nesta quarta-feira, 16, que deve continuar pleiteando investimentos para Juazeiro junto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A cidade será gerida a partir de janeiro de 2025 por Andrei da Caixa (MDB).

Jerônimo citou as obras realizadas no município e frisou a importância da parceria com o governo federal.

“Existem ações de infraestrutura acontecendo, as nossas escolas todas de Juazeiro estão ou já novas, ou modernizadas, o hospital está quase pronto, com ampliação de serviços que não eram de alta complexidade fornecidos. Em parceria com o governo federal, estamos fazendo a passagem urbana, viadutos dentro da cidade, aquela pista é ruim demais. Vamos continuar pleiteando com o Lula mais investimentos em infraestrutura, e no nosso caso, a iluminação de uma avenida, fora os investimentos”, iniciou Jerônimo.