Juazeiro vai realizar Exame da Ordem dos Advogados do Brasil. Essa informação foi dada ontem (27) a equipe do Diário da Região pelo presidente da Seccional de Juazeiro, Dr Artur Carlos Filho, pelo presidente da OAB/Ba , Saul Quadros com as presenças do procurador do município Carlos Luciano e do diretor fundador do jornal, Dr. Paganini, que recebeu a comitiva no seu gabinete.
Além do Exame da Ordem os bacharéis também falaram da novidade implantada este ano, o curso telepresencial para os advogados da região. De acordo com Saul Quadros essa foi uma conquista muito importante, pois “o curso foi trazido a Juazeiro para reciclar nossos advogados e a outra novidade é a assinatura do convenio junto a Seccional de Juazeiro, que traz para a cidade o Exame da Ordem, que estar inserido num projeto de interiorização da OAB”, explicou.
De acordo com o presidente da seccional da OAB, Dr. Artur Carlos, essa é uma grande vitória da Ordem em Juazeiro. “Vamos realizará o primeiro exame na região dia 5 de fevereiro de 2012, e servirá não somente para os bacharéis em direito de Juazeiro e Petrolina, mas também para toda essa região”, disse.
Essa iniciativa, ainda segundo Dr. Artur é um facilitador, pois o aspirante a advogado não terá que se dirigir a outra cidade para realizar seu exame, o que diminuirá os custos para a realização da prova. “A partir de agora esse exame será realizado em Juazeiro, o que diminuirá bastante os gastos com transportes, alimentação e hospedagem”.
O presidente da OAB/Ba Dr Saul Quadros,declarou que o edital estará sendo publicado no site da OAB, onde os bacharéis terão acesso a todos as informações, quanto a taxas, onde pagar e onde serão realizadas as provas. No entanto, declarou o presidente Saul Quadros Filho, que para o exame continuar ocorrendo em Juazeiro será necessário pelo menos 100 concorrentes, o que viabilizará a realização de outros exames.
Números
Ao comentar sobre o baixo número de aprovação do Exame da Ordem dos Advogados do Brasil, o presidente da OAB/Ba Dr Saul Quadros, explicou que o baixo índice de aprovação não é negativo, como alguns deixam transparecer, ele (Dr Saul Quadros) expos que existe um numero exagerado de instituições de ensino sem a qualidade necessária para o aprendizado e que o exame da ordem é como uma peneira onde apenas os mais qualificados passam. Suas palavras foram endossadas pelo procurador do município Dr. Carlos Luciano. “Ao mesmo tempo em que causa assombro os números mostram que só os melhores passam a exercer a atividade advocatícias. O que nos causa digamos conforto esses quase 20% que passaram serão bons profissionais. É bom lembrar que o exame de ordem é um balizador”, finaliza.
Resultado do Exame de Ordem 2011.2
Número de Inscritos – 5.142 – Número de Aprovados – 1.1446
Cidades:
Barreiras –
Inscritos – 197
Aprovados – 23
Feira de Santana
Inscritos –424
Aprovados – 105
Ilhéus
Inscritos – 467
Aprovados – 100
Salvador
Inscritos –3.639
Aprovados – 1.099
Vitoria
Inscritos – 415
Aprovados – 119
Lidiane Souza
Foto :Cristina Duarte