A Secretaria da Saúde de Juazeiro (Sesau) realiza mais uma edição do dia de mobilização da Campanha de Vacinação contra a gripe (DIA ‘D’), que este ano vem com o lema “Quem lembra da vacina se protege da gripe”. O dia ‘D’ será no próximo sábado (20), quando todos os postos de saúde estarão abertos para receber o públicoalvo da ação, na sede, das 8h às 17h e no interior, das 8h às 13h.
A abertura vai acontecer na Unidade Básica de Saúde do Parque Residencial, a partir das 9h. A vacina também poderá ser encontrada nos postos volantes que ficarão localizados na praça da Misericórdia, a partir das 8h, com ação especial contando com a parceria das equipes: do Núcleo DST/AIDS que vai aproveitar o dia para alertar a população sobre as DSTs com a distribuição de preservativos e do NECOM, que de forma lúdica alertará sobre as complicações da gripe.
Os demais postos volantes ficarão situados nas ilhas do município, através da parceria com a Marinha, nos supermercados G Barbosa, do bairro Santo Antônio, Oliveira e no Atacadão.
A campanha vai até dia 26 de abril. Além de pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, gestantes, crianças de 6 meses a menores de 2 anos; este ano, a mobilização tem também como públicoalvo: mulheres até 45 dias após o parto e portadores de doenças crônicas.
A meta em Juazeiro é vacinar 80% do público alvo da campanha (28 mil pessoas), sendo 6 mil crianças dentro da faixa etária exigida, 4 mil trabalhadores de saúde, 4 mil gestantes e mulheres no período pós- parto e 14 mil idosos.
Segundo o diretor de Promoção à Saúde, Mário Machado, a Vigilância Epidemiológica do município não tem como precisar o número real do grupo novo dos doentes crônicos, também alvo da campanha, e faz algumas orientações. “Não é possível precisar porque existe uma variedade de doenças. Aqueles usuários que não são acompanhados pela equipe de saúde do seu bairro devem apresentar a prescrição médica para receber a imunização”, afirmou.
O secretário da Saúde, Cássio Garcia, enfatiza a importância da campanha. “A vacina contra gripe reduz complicações, internações e mortes decorrentes da gripe. Não deixe de receber a vacina. Procure a unidade mais próxima e se proteja da gripe”, alertou o titular da pasta.