A Prefeitura de Juazeiro, através das secretarias de Meio e Ordenamento Urbano (Semaurb) e de Educação e Juventude (Seduc), realizou ontem (14), o evento “Rio Preservado, Futuro Assegurado”, alusivo ao mês em que se comemora o aniversário de 521 anos do Rio São Francisco. O evento foi realizado no Parque Fluvial, Orla Nova de Juazeiro, e reuniu estudantes da rede municipal de ensino e a comunidade para celebrar, através de uma programação educativo-ambiental.
Com muita animação e ludicidade, a programação contou com tendas educativas; exposição de livros sobre os peixes do Rio São Francisco; quiz ecológico; doação de mudas de espécies nativas; oficinas de pintura, desenho e produção de pulseiras com miçangas; apresentações artísticas sobre as lendas ribeirinhas apresentadas por estudantes da Escola Municipal Estação do Saber José Carlos Tanuri; apresentações culturais com a presença do formador e professor de música da rede municipal, Robson Matos; e a exibição da fanfarra da Escola Municipal Profª. Dinorah Albernaz Melo da Silva.
Tainã Ainoã Barros estava no Parque Fluvial com o filho e se aproximou para observar a iniciativa. Ela contou que veio morar nas proximidades da Orla por conta do Rio São Francisco e ressaltou o bem-estar que o rio promove aos ribeirinhos. Tainã também destacou a importância de iniciativas que promovem a preservação ambiental, inclusive, a partir da infância.
“Acho muito comprometimento social, sobretudo por engajar as crianças com essas ações. A gente sabe a importância que o rio tem para nossa sobrevivência aqui na região e precisamos manter a preservação dele, esse cuidado. Então, é praticando isso, estimulando nas crianças que a gente vai conseguir manter essa proteção a essa manifestação da natureza”, finalizou Tainã.
A programação contou também com a participação do titular de Semaurb, César Muller, e da equipe técnica de meio ambiente da pasta, do assessor de Projetos Educacionais da Seduc, João Paulo Damascena e da diretora de Juventude e Esporte Educacional, Carla Luz.
Conscientização
As crianças que participaram do momento entenderam o sentido da programação e destacaram os cuidados que devem ser tomados para preservar o Rio São Francisco. “Não devemos jogar lixo e nem coisas tóxicas no rio para não matar os peixes”, explicou o estudante Isaac Hernane Silva de Souza, que também contou sobre o que mais gostou no evento. “Gostei muito de pintar o rosto, pintar os desenhos e fazer pulseiras”, concluiu.
A estudante Alana Elen Souza Gomes também enfatizou as medidas que devem ser tomadas para a preservação ambiental. “Tem quer ter limpeza e mais responsabilidade com o rio São Francisco. Hoje em dia, as pessoas nem sempre cuidam do rio, não jogam o lixo na lixeira, poluem muito”, explicou a estudante.
Ascom/Seduc/PMJ