Luiz Hélio/Seiasc
Com o tema “Democracia e desenvolvimento sem racismo: por um Brasil afirmativo”, a Prefeitura de Juazeiro promoverá, nestes dias 18 e 19 (quinta e sexta), no Colégio Paulo VI, a 3ª Conferência Territorial de Promoção da Igualdade Racial. O evento é uma realização da Secretaria de Igualdade, Assistência Social e Cultura (Seiasc) e terá a participação de jovens, representações das comunidades tradicionais indígenas, povos de terreiro, povos ciganos, remanescentes de quilombos rurais e urbanos, pescadores e extrativistas, além de toda a sociedade.
Durante os dois dias de conferência será promovido um amplo debate para discutir, além do tema central, os subtemas: “Estratégias para o desenvolvimento e o enfrentamento ao racismo”; “Políticas de igualdade racial no Brasil – avanços e desafios”, “Arranjos Institucionais para assegurar a sustentabilidade das políticas de igualdade racial”; e “Participação política e controle social – igualdade racial nos espaços de decisão e mecanismos de participação da sociedade civil no monitoramento das políticas de igualdade racial”.
Para a gerente de Proteção Social Especial da Seiasc, Fátima Carvalho, a conferência se constitui numa importante ferramenta para a construção de políticas publicas que assegurem uma melhor qualidade de vida à população. “Em especial as minorias que ainda sofrem certos tipos de preconceitos. Por isso as conferências são importantes, porque dão oportunidade para que as pessoas discutam e busquem soluções efetivas para os segmentos sociais que as representam”.
A coordenação do evento buscou ainda envolver diversos segmentos que se encontram fora das discussões e das decisões, a exemplo do Movimento Negro, dos povos tradicionais de terreiros, quilombolas, dentre outros. A 3ª Conferência de Promoção da Igualdade Racial terá a participação popular mediante inscrição gratuita, que poderá ser efetuada no dia da abertura (18), a partir das 14 horas, no Colégio Paulo VI, e contará com a presença de um representante da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial da Bahia (SEPROMI).