A Secretaria de Educação e Esportes de Juazeiro e a Rede Municipal de Ensino recebem, de hoje ao dia 19 de Julho, a visita de técnicos do Instituto Ayrton Senna e do grupo privado do setor elétrico brasileiro Neoenergia – parceiro da SEDUC e IAS. O encontro tem como objetivo acompanhar o desenvolvimento das turmas de Correção de Fluxo e desenvolver encontros formativos com os supervisores dos Programas responsáveis pela redução da distorção idade/série nas escolas municipais.
Nesta manhã, o primeiro compromisso da equipe do IAS foi um encontro com o secretário da pasta, Clériston Andrade, e as responsáveis pelo “Se Liga” e “Acelera Brasil” no município – Renata Carla de Souza Gouveia (Diretora de Programas e Projetos) e Denise Simone Farias (Coordenadora dos Programas). Durante a reunião, o titular da SEDUC falou sobre a evolução da educação de Juazeiro, a importância da proximidade com o Instituto e as principais dificuldades encontradas.
“No início do ano ficamos apreensivos com a transferência da parceria do Instituto Ayrton Senna do MEC para empresas privadas e já estávamos, inclusive, nos preparando para implementar um programa próprio de Correção de Fluxo. Mas, para nossa sorte, o convênio com o grupo Neoenergia nos assegurou essa continuidade”, ressaltou o secretário. Para Clériston Andrade, um dos gargalos do município ainda é a distorção dos alunos no quesito idade/série, apesar dos muitos avanços nos últimos quatro anos e meio.
A Agente Técnica do IAS, Risália Silva Calasans, que visita Juazeiro pela primeira vez, fez questão de reconhecer o direcionamento local das políticas públicas voltadas para a Educação e parabenizar o município pelo trabalho desenvolvido. “Encontramos aqui uma disponibilidade muito positiva e conseguimos perceber de imediato que essa pasta recebe um grande apoio do gestor municipal. Além disso, constatamos que muitas das nossas propostas, que vão além do “Se Liga e Acelera”, já estão sendo executadas e isso é ótimo”, ponderou.
Os representantes da empresa Neoenergia, que doará os materiais necessários ao desenvolvimento dos Programas de Correção de Fluxo, chegarão à tarde e ainda hoje realizarão visitas às escolas. Amanhã o grupo se reúne, das 8 às 17h, na Escola de Formação Continuada de Educadores da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro (EFEJ), com supervisores dos Programas para um encontro formativo e no dia 19 encerram as visitas no município. “A expectativa é a melhor possível. As impressões iniciais já são ótimas e com certeza sairemos daqui ainda mais satisfeitos”, acredita a também técnica do IAS, Ednalda Assis.
Outras iniciativas
Na oportunidade, as técnicas destacaram que, além do “Se Liga” e “Acelera Brasil”, o Instituto Ayrton Senna trabalha com programas como Gestão Nota 10 e Fórmula da Vitória. “Em Juazeiro nós apoiamos a equipe gestora com formações continuadas e o Progestão, como também desenvolvemos um sistema de acompanhamento de dados que permite intervenções pedagógicas em tempo real e uma avaliação externa que nos proporciona um panorama geral das escolas, turmas e alunos. Para o reforço da leitura e escrita nós temos programas como ‘É Hora de Ler’ e o ‘Mais Educação’. Mas, nós vamos avaliar todas as possibilidades e se for possível traremos mais iniciativas do IAS para o município”, garantiu o secretário.