Em sua primeira edição, o projeto “Doses de Dança”, idealizado pelo artista João Rafael Neto, propõe a circulação de seis trabalhos de criadores e pesquisadores em dança pelo estado da Bahia. Nessa edição, as cidades contempladas foram Juazeiro, Jequié e Jacobina. De acordo com a produtora geral, Inah Irenam, o festival engloba seis linhas de pesquisa e movimentação em dança, entre o hip hop, o pagode baiano, o samba de roda, contemporâneo, capoeira e os esportes radicais. “Além dos espetáculos de dança, a comunidade é convidada a realizar oficinas e vivências sobre as pesquisas de cada trabalho”, explicou acrescentando que todas as atividades são gratuitas.
Os trabalhos que serão apresentados em Juazeiro entre hoje (2) e 4 de julho seguem a seguinte ordem: “CRU” de Giovanni Luquini, “70% ou Studying Water”, de Neemias Santana, “A coisa ou a pessoa”, de Melissa Figueiredo e “Pout Pourri”, de Marvan Carlos e Bolero de 4”, de João Rafael Neto, “Pé no Chão?!” de Inah Irenam.
Segundo a produtora local, Dijma Matos, o espetáculo tem o intuito de criar redes e dialogar com as diversas expressões de dança, as ações do projeto ocupam as praças e ruas de cada cidade e o Centro de Cultura, transformando-a em um polo de efervescência artística. “Os espetáculos de dança foram divididos uma parte no centro de cultura e outro na praça. Queremos uma aproximação maior com o público e esse direcionamento nos oferece isso”, declarou.
Serão quatros dias intensos de dança, de fazeres artísticos e aprendizados. Pesquisando, conhecendo, vivenciando a rotina de uma comunidade. Atento aos olhares e gestos. A forma como se movimentar e como movimentar esse espaço urbano.
O projeto Doses de Dança foi contemplado no Edital Setorial de Dança 2014 da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), através de recursos financeiros do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA).
Da Redação com informações da Ascom Doses de Dança






