Na manhã de ontem (22), foi inaugurada a nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas. Na solenidade estiveram presentes o governador do Estado da Bahia, Jaques Wagner e o secretário da saúde do Estado da Bahia, Jorge Solla. Neste projeto foi investido o valor de R$ 2,3 milhões, o apoio veio do governo federal, estadual e municipal.
Jaques Wagner foi recebido de forma calorosa, pela banda da Polícia Militar de Juazeiro, o Soldado Carlos Lima, que catou o hino da independência da Bahia na abertura do evento e uma Orquestra, formada por crianças e jovens. Estiveram presentes também no local, alguns protestantes com faixas que continham frases como, “A Ilha do Fogo é nossa!”.
Ao presenciar a manifestação, Jaques afirmou que não tinha conhecimento da situação da Ilha e deixou claro que abraçou a causa, colocando na frente do palco onde estava, uma camisa levada por um dos protestantes, com a frase que representa a luta pela Ilha do Fogo.
O governador parabenizou a população de Juazeiro por batalhar por seus objetivos. “Eu acho que não se pode sepultar a tradição de um povo (…). Já não temos tanto lazer pra tirar o lazer que o povo tem, não podemos!” Ratificou Wagner.
Durante o seu discurso o governador falou sobre algumas obras que têm sido realizadas no município com o apoio das três esferas do governo, também disse que ainda este ano será feita a primeira ampliação do Hospital Regional de Juazeiro. Segundo Wagner, será liberado um financiamento de R$ 5 bilhões, destinado a construção de novas UPAs, Hospitais e outros projetos.
Em sua fala Jorge Solla, saudou a toda equipe da administração municipal, e os profissionais que atuarão na UPA. “Isso é prova do esforço da Secretaria de Saúde e da Administração Estadual…” Ressaltou. Jorge, advertiu que a cidade tem recursos garantidos para a ampliação e regulamentação da maternidade de Juazeiro.
A Unidade de Pronto Atendimento tem o nome do ex-vereador e médico, João Oliveira, que foi representado na inauguração por seu filho Péricles Oliveira. Aqueles que quiserem algum tipo de assistência, já puderam ser atendidos a partir das 19h de ontem (22), horário do início de funcionamento da UPA.
A Unidade, localizada no Bairro Castelo Branco, funciona como posto de atendimento, à pacientes em situações de emergência de baixa e média periculosidade. “A nova UPA, é uma forma de amenizar o fluxo de pessoas nas filas dos hospitais” Ressalvou Jorge Solla. Sua estrutura tem capacidade para fazer mais 150 mil atendimentos por ano, os casos que não forem solucionados na Unidade de atendimento são encaminhados para um hospital com maior suporte.
Por Ingrid Barbosa
Fotos Antonio Pedro