Representantes de organizações governamentais, da sociedade civil e público beneficiado com os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural no Território Sertão do São Francisco estarão reunidos nesta segunda (27) no auditório da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, em Juazeiro, na 1ª Conferência Territorial de Assistência Técnica e Extensão Rural – CTATER.
O evento terá início às 9h com o painel “ATER para a Agricultura Familiar e Reforma Agrária e o Desenvolvimento Sustentável do Brasil Rural”, com a participação de A partir de trabalhos de grupo, as/os participantes irão elencar propostas relacionadas ao trabalho de ATER que já vem sendo desenvolvido no Território por órgãos públicos como a EBDA e por diversas organizações do terceiro setor, a exemplo do Irpaa. As discussões serão sistematizadas em um documento-base a ser aprovado em plenária no final da conferência, momento em que será escolhido as/os delegados/as que irão representar a região na etapa estadual da conferência, prevista para acontecer em março, na cidade de Salvador.
As conferências de ATER são formas de garantir a participação social no processo de construção das políticas públicas voltadas para este setor que atua a partir da Lei nº 12.188/2010, conhecida como nova lei de ATER. Esta lei institui a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural para a Agricultura Familiar e Reforma Agrária – PNATER, cuja formulação e supervisão são de competência do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA.
Estão sendo aguardadas para o evento aproximadamente 100 pessoas vindas dos municípios de Canudos, Curaçá, Uauá, Sobradinho, Sento Sé, Pilão Arcado, Remanso, Campo Alegre de Lourdes, Casa Nova e Juazeiro, região que conta com a EBDA, Irpaa e Sasop (Serviço de Assessoria a Organizações Populares) para execução de ATER junto ao MDA.