ASCOM SESAU/PMJ
Durante a manhã desta quarta-feira (15), representantes da cidade de Sobradinho/BA, Petrolina/PE, profissionais da rede da Atenção Básica de Juazeiro, CRAS, CREAS, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social, UNIVASF e a Comissão da Semana do Bebê de Juazeiro estiveram reunidos no auditório da Secretaria de Saúde com o objetivo de finalizar a programação da Semana do Bebê Regional.
Durante o encontro foi articulada a programação das três cidades, que também farão alusão ao evento realizando ações para seu público na mesma data, a fim de fortalecer as políticas públicas de maneira regional. Em Juazeiro inicia na Maternidade Municipal com a entrega da chave da cidade ao primeiro bebê que nasce na semana, e segue com atividades em toda rede intersetorial, com mini-cursos, mesas redondas e palestras entre os dias 11, 13 e 14 de maio na UNIVASF de Juazeiro e Petrolina, com participações da UNICEF Nacional e profissionais da Universidade.
As inscrições serão realizadas através do Núcleo de Humanização e Educação Permanente, na secretaria de saúde de Juazeiro, a partir de 04 de maio e poderão participar além de profissionais de diversas áreas, a comunidade em geral e profissionais de outras cidades da região. Na próxima semana será divulgado os temas propostos.
O professor da Univasf, Marcelo Ribeiro destacou a importância das atividades voltadas para a primeira infância. “É um dos papéis da universidade ter esse diálogo permanente com a comunidade, e principalmente com as outras instituições públicas que estão envolvidas nessa Semana do Bebê. Nesse, sentido é importante a Univasf se envolver com a temática interdisciplinar que envolve educação e saúde voltada para a primeira infância. Acho extremamente relevante essa articulação, porque a repercussão da qualidade de vida dessas crianças vai impactar o futuro deles e consequentemente da sociedade como um todo e a Univasf estará presente aprendendo e contribuindo nos trabalhos que ela já desenvolve”, disse o professor.
A Semana do Bebê é uma mobilização social apoiada pelo UNICEF e tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até seis anos prioridade na agenda dos municípios brasileiros. Com o tema ‘A arte de amamentar, como uma forma de cuidar, crescer e amar’, cada setor irá desenvolver ações como oficinas, cursos, palestras e atividades artísticas.
“Esta Semana do Bebê regional será um momento em que iremos discutir e refletir sobre os direitos da criança, do adolescente, da gestante e da família de uma maneira integrada. Estamos elaborando uma boa programação voltada para esse público. É importante unirmos forças com outros municípios e todas as secretarias para que a Semana do Bebê 2015 seja ampla. Estamos em parceria com a Univasf também e precisamos de todos os setores envolvidos na realização desse projeto que visa à primeira infância e a sociedade”, concluiu a Diretora de Humanização, Carla Lorena Pesqueira.