O prefeito Isaac Carvalho assinou na manhã de ontem (05) a ordem de serviço para o início da obra que irá construir A Praça do Esporte e da Cultura no Bairro Tabuleiro, a solenidade que aconteceu no gabinete da prefeitura da cidade, contou coma presença da secretária da gestão urbana, Célia Regina, vereadores, comunitários e demais responsáveis pela manutenção e criação da obra.
Segundo a secretária do desenvolvimento urbano do município, a ideia inicial do projeto é preparar a população do bairro beneficiado para receber a praça, que terá quadra coberta, biblioteca, pista de Skate, espaço para caminhadas, cine teatro, bicicletário, um telecentro com internet, espaço para crianças, teatro multifuncional e um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).
De acordo com Célia Regina, foi realizada uma espécie de pesquisa social com os moradores do Tabuleiro, com o objetivo de conhecer melhor o perfil da população para adaptar a praça de acordo com aqueles que irão ter mais acesso a ela.
O representante da associação de moradores do Tabuleiro, Sidnei Barbalho, agradeceu à prefeitura da cidade por escolher o bairro para desenvolver o projeto e discorreu sobre sua experiência de ter feito uma visita à Brasília no intuito de saber mais sobre o plano que já realizou a construção de cerca de 300 Praças de Cultura e esporte no País. “Esta é uma forma de trazer um pouco mais de lazer para comunidade que estava precisando de um espaço como este”, afirmou.
O prefeito ressaltou que além desta, algumas outras obras estão sendo realizadas nas regiões próximas do local onde será a praça, como a construção de creches quadra poliesportiva, conclusão do saneamento e a pavimentação de algumas ruas. “Esta praça trará um desenvolvimento social e educacional para a comunidade, ou seja, é um conjunto de lazer e de cultura…” Ressaltou.
Isaac Carvalho ainda falou sobre a conclusão e os planos para novas obras em todo o município, ressaltando que no momento estão em andamento setenta projetos na sede e no interior de Juazeiro, das quais segundo ele, pelo menos duas a três creches e postos de saúde serão entregues ainda este ano (2012).
Texto e fotos: Ingrid Barbosa