O projeto de geração de renda e energia renovável, que será instalado nos residenciais Moradas do Salitre e Praias do Rodeadouro, do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV), foi apresentado ao prefeito Isaac Carvalho nesta terça-feira (9) pelo superintendente da Regional Norte da Caixa Econômica Federal, José Raymundo Cordeiro Junior e pela equipe da empresa Brasil Solair, responsável pela execução técnica do projeto.
De acordo com o plano, a energia gerada irá abastecer as áreas comuns do condomínio. Já a energia não consumida será repassada a companhia de energia do Estado. Isso significa que os moradores irão vender energia e, com isso, gerar um valor mensal de renda extra de até R$ 110 para cada família. Renda esta que também poderá ser utilizada em melhorias do local.
“Essas famílias estão inseridas no programa de Tarifa Social e continuarão pagando o seu consumo. O que será vendido será a energia excedente não utilizada pelo condomínio”, explicou José Raymundo.
Serão instalados sistemas de microgeração de energia renovável, placas fotovoltaicas e geradores eólicos nas áreas comuns dos empreendimentos. Segundo a Brasil Solair, esse será o maior projeto de energia solar do Brasil. “A nossa previsão é de que em Janeiro o projeto já esteja em funcionamento”, disse Nelson Cortês da Silveira, diretor –presidente.
O investimento será aplicado pelo Fundo Socioambiental Caixa (FSA) e pela empresa e terá um custo de R$ 8 milhões. A manutenção do sistema será feita pelos próprios moradores que passarão por treinamento específico.
Após o encontro no gabinete, o prefeito participou da reunião com as lideranças do condomínio para apresentação do projeto no auditório do Grande Hotel. “Juazeiro foi escolhida por ser uma cidade parceria nos projetos da Caixa. Vamos trabalhar para levar para os outros residenciais do Minha Casa Minha Vida”, destacou Isaac.