Nesta segunda-feira (15), durante coletiva em seu Gabinete, o prefeito de Petrolina, Julio Lossio, anunciou algumas mudanças no funcionamento do matadouro municipal. Segundo o gestor, o estabelecimento não deixa de funcionar, mas que os abates a bovinos serão feitos no matadouro da cidade vizinha, Juazeiro.
Julio Lossio explicou que a quantidade de abates a bovinos na cidade – o que não é o forte da região – não gera receitas para o município e, por este motivo, os abates serão feitos em Juazeiro. O abate de caprinos e ovinos continuará sendo feitos no matadouro de Petrolina e este não será fechado. Para viabilizar os transportes desses animais, será criado um corredor sanitário que impedirá, em alguns casos, a proliferação de doenças.
“O município tem tido um déficit muito grande com o matadouro, não é atividade constitucional e nós estamos trabalhando para que toda matança seja feita em um único matadouro criando um corredor sanitário. Estamos com um projeto para a venda daquela área e aí sim vamos fazer um matadouro para caprinos e ovinos que é a vocação”, explicou Lossio.
Em entrevista à rádio Tropical, o coordenador da ADAB, Carlos Cléber, explicou que o corredor sanitário não causa problemas aos estados envolvidos. “O matadouro de Juazeiro já esta providenciando a documentação necessária para receber os animais de Petrolina, e a ADAB vai fiscalizar esse tramite, para que a população receba uma carne com garantia de qualidade”, explicou. Quanto à fiscalização e segurança no abate de animais oriundos de outro estado infestado com doenças como febre aftosa, Cléber garantiu que “na reunião (com o prefeito Julio Lossio) ficou acertado que o animal sai vivo em caminhão lacrado, para abate imediato na ABATAL em Juazeiro”.
Por Gabriela Canário
Foto: Gilson Pereira