Tradição em demais distritos do município de Juazeiro, a I Feira da Agricultura Familiar e de Caprinos e Ovinos do Vale do Salitre pretende apresentar inovações tanto no formato quanto na programação. O evento, que vai acontecer de 01 a 03 de setembro, será realizado às margens do Rio Salitre, na sede do distrito de Junco. O objetivo desta 1ª Edição é promover as potencialidades existentes no Salitre, apresentando a viabilidade da economia local com base na agricultura familiar praticada há centenas de anos pelas famílias ribeirinhas.
A abertura do evento está prevista para as 17h do dia 01, com a chegada dos caprinos e ovinos para exposição e comercialização, com forte presença de animais sem raças definidas, o chamado “pé duro”, uma vez que o melhoramento genético ainda é uma prática pouco explorada no distrito. A Feira será uma oportunidade de discutir a temática, considerando as condições climáticas da região e a adaptabilidade de raças exóticas. Na ocasião estará aberto também o espaço de visitação de estandes de artesanato e gastronomia local, expostos ao público pelas associações, grupos informais e pessoas das comunidades.
Programação Cultural
Um dos diferenciais da Feira será a aposta na valorização da identidade regional, possibilitando a memória da história do Salitre como forma de fortalecer o sentimento de pertencimento das pessoas. O público irá prestigiar manifestações culturais como Reisado e Samba de Véio, Roda de São Gonçalo e Roda de Braço. Além disso, uma exposição fotográfica e o “Museu do Salitre” pretendem atrair jovens, adultos e crianças para conhecer um pouco da história local.
Outro atrativo bastante esperado será o Engenho de cana-de-açúcar que está sendo montado no local. A instalação irá proporcionar aos visitantes conhecer como funcionava a fabricação da rapadura, mel e outros derivados, uma tradição bastante representativa do Salitre que foi extinta por volta dos anos 1960. A cana usada para moagem durante os três dias será fornecida por agricultores do médio e baixo Salitre.
A programação musical também foi pensada de forma a valorizar os artistas locais. No primeiro dia se apresenta o Grupo P1 Rappers, que além de contar com integrante da região de Junco, irá lançar o clip “Nordestinias” que foi gravado no Salitre. Nos demais dias, o forró fica por conta de Edinho e Banda, que é da comunidade de Pau Preto e Novo Styllo, da comunidade de Baraúna, que encerrará a Feira no domingo.
Para Mineia Clara, presidenta da Uavs, este evento será um marco para a região e irá movimentar o Vale, apresentando o potencial das comunidades e confirmando que o Salitre possui uma imensa riqueza natural, cultural e produtiva. Mineia também destaca que esse formato da Feira “também é uma forma de fortalecer o papel da mulher no Salitre e isso com certeza vai chamar atenção dos outros distritos”, uma vez que a agricultura familiar regional tende a valorizar apenas os homens.
A I Feira da Agricultura Familiar e de Caprinos e Ovinos do Vale do Salitre conta com o apoio de organizações como Irpaa, Sebrae, Univasf, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro, entre outras.




