A taxa de juros média para pessoa física atingiu em janeiro o menor nível desde 1995, segundo levantamento da Anefac (Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade) divulgado nesta quinta-feira. Em dezembro, isso já havia ocorrido.
A taxa ficou em 6,4% em janeiro, um recuo de 2,74% em relação ao nível registrado em dezembro. Esse valor representa uma taxa de 110,52% ao ano.
De acordo com o coordenador do trabalho e vice-presidente da entidade, Miguel José Ribeiro de Oliveira, as reduções são resultado de medidas que o Banco Central e o Ministério da Fazenda vêm promovendo para incentivar o consumo.
“Destacamos a última redução da taxa básica de juros (Selic) promovida pelo Banco Central em 18 de janeiro e a queda do IOF nas operações de crédito”, diz em nota.
Das seis linhas de crédito pesquisadas, uma se manteve estável (cartão de crédito rotativo) e as demais foram reduzidas no mês.
PESSOAS JURÍDICAS
As taxas de juros para as empresas também caíram em janeiro. O índice médio ficou em 3,79% ao mês, ou 56,27% ao ano, no menor patamar desde outubro de 2010. Das três linhas de crédito pesquisadas todas foram reduzidas no mês.
“A nossa expectativa é de que as taxas de juros voltem a ser reduzidas nos próximos meses por conta das prováveis reduções da taxa básica de juros (Selic) conforme sinalizações do Banco Central, bem como de todas as medidas que o Banco Central e Ministério da Fazenda vem promovendo para evitar uma desaceleração forte em nossa economia”, diz Miguel de Oliveira.