As taxas de juros das operações de crédito voltaram a cair em outubro, aponta nesta quarta-feira (14) a Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac). É a oitava redução no ano, diz a associação.
Com a queda, pela primeira vez a taxa de juros média do cartão de crédito rotativo ficou abaixo de 10% ao mês. “Com isso, não temos mais no país taxas mensais média de dois dígitos”, aponta a associação, em nota. A taxa passou de 10,41% ao mês em setembro para 9,37% ao mês em outubro.
Além da taxa do cartão, os juros do comércio, do Crédito Direto ao Consumidor (CDC) para financiamento de automóveis e do empréstimo pessoal feito por bancos e financeiras são as menores desde o início da pesquisa, em 1995. Taxas para pessoas jurídicas também são as mais baixas.
“As reduções podem ser atribuídas à melhora dos indicadores econômicos, bem como à maior competição no sistema financeiro após os bancos públicos promoverem reduções em suas taxas de juros”, diz o coordenador da pesquisa, Miguel José Ribeiro de Oliveira, em nota.
O processo de redução das taxas de juros teve início no país em abril deste ano, iniciados pelos bancos públicos e acompanhado pelos privados. As medidas foram, em parte, pelo acompanhamento da redução da taxa básica de juros da economia, a Selic, e também pela pressão do governo para a redução dos spreads bancários no país que é a diferença entre o custo de captação dos bancos e a taxa cobrada dos clientes.
Taxas: Das seis linhas de crédito pesquisadas para pessoas físicas, todas foram reduzidas no mês. A taxa de juros média geral para pessoa física apresentou uma redução de 0,31 ponto percentual no mês, passando de 5,81% ao mês em setembro para 5,50% ao mês em outubro. A taxa é a menor desde o início da série, iniciada em 1995.
Para pessoa física, das três linhas de crédito pesquisadas, todas foram reduzidas no mês. A taxa de juros média geral apresentou uma redução de 0,14 ponto percentual no mês, passando de 3,31% ao mês em setembro para 3,17% ao mês em outubro, sendo esta a menor taxa de juros da série histórica, iniciada, neste caso, em 1999.