A Justiça do Trabalho vai realizar um mutirão de audiências de conciliação na cidade de Juazeiro entre os dias 15 e 19 de setembro. A ação faz parte do Plano Regional de Conciliação, que visa solucionar questões trabalhistas por meio de acordo entre as partes. Somente no primeiro semestre deste ano, foram arrecadados mais de R$ 10 milhões em 504 acordos realizados na capital e interior. Na 1ª Vara do Trabalho, as audiências acontecerão nos dias 15 e 16 de setembro. Já na 2ª Vara, elas acontecem nos dias 18 e 19 de setembro.
Para participar, os envolvidos no processo e interessados na conciliação devem comparecer previamente à Vara do Trabalho (endereço abaixo) e agendar uma audiência, no caso de demandas fora da capital do estado. Em Salvador, deve-se enviar e-mail para conciliar@trt5.jus.br. Serão priorizados processos com sentenças em que não cabem mais recursos, com execuções em andamento ou aguardando a iniciativa das partes, o que não impede que outras reclamações trabalhistas, inclusive aquelas em que as decisões ainda não foram proferidas, sejam incluídas nas pautas de conciliação.
O TRT-BA realiza, também, o Leilão do Polo Regional de Juazeiro, cujo dinheiro será usado para pagar os processos que já se encontram em fase de execução. O pregão vai acontecer no próximo dia 17 de setembro, às 8h30, no Grande Hotel de Juazeiro, situado na Rua José Petitinga, 466, Santo Antônio, com 50 lotes, entre cabeças de gado, eletrodomésticos, imóveis e veículos. Lances virtuais podem ser dados através do site:http://www.nordesteleiloes.
O Plano Regional de Conciliação tem em vista o cumprimento da meta de reduzir o grande estoque de processos na justiça brasileira. Tramitam no Poder Judiciário cerca de 90 milhões de processos, cada um custa, em média, R$ 1,5 mil para os cofres públicos.