Durante todo o final de semana, jovens de 84 municípios de Pernambuco, entre eles representantes de Petrolina, participaram da II Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventude (CEPPJ), tendo como o principal objetivo discutir as propostas dos jovens de Pernambuco que serão apresentadas em Brasília entre os dias 9 e 12 de dezembro, na Conferência Nacional. O evento aconteceu no Centro de Convenções – Olinda/PE.
Durante três dias, os 364 delegados (jovens com idades entre 15 a 29 anos, eleitos durante conferência municipal, regional, territorial e livres, realizadas de agosto a setembro) debateram sobre o Plano Estadual da Juventude. No encontro, foram discutidas cerca de 80 propostas que serão apresentadas em Brasília para serem integradas ao Plano Nacional da Juventude com prioridades para 2011-2015. Os jovens presentes no evento são líderes de movimentos sociais, gestores de juventude que representam comunidades como quilombolas, indígenas, terreiros, igrejas, estudantes, de áreas urbanas e rurais, entre outros.
Desde 2003, os jovens adquiriram na esfera nacional, uma Secretaria Nacional que está integrada à secretaria geral da Presidência da República, responsável em articular e propor programas e ações voltadas ao desenvolvimento dos jovens.
Durante o encontro, foram discutidos cinco eixos sobre temas como educação, trabalho, cultura, comunicação, transporte, meio ambiente, qualidade de vida, entre outros. Aconteceu também a votação para a escolha dos 60 delegados pernambucanos que participarão da etapa nacional. Ainda na programação do evento foram realizadas palestras sobre economia, educação e diversidade e apresentações culturais.