Na manhã de ontem (20) o prefeito Paulo Bomfim entregou à população juazeirense o Laboratório Central de Juazeiro (Lacen) reformado. A nova sede passa a funcionar na Rua Marechal Deodoro da Fonseca, nº 05, Centro, e está mais bem equipada para atender o povo é o que garante a secretária de Saúde, Fabíola Ribeiro, que descerrou a placa inaugural junto com o prefeito Paulo Bomfim, a vice-prefeita Dulce Ribeiro e autoridades locais.
De acordo com a secretária de Saúde, Fabíola Ribeiro, a obra foi realizada com recursos próprios. “Gastamos cerca de R$ 20 mil e fizemos uma pintura geral, reestruturação nas redes elétrica e hidráulica, além da aquisição de novos equipamentos”, afirma. O espaço conta com: recepção, salas de coleta de sangue e de limpeza; sala fria; de análises; bacteriologia e esterilização, além de ser totalmente adaptado para pessoas com deficiência. Ainda segundo a mesma toda a população da microrregião é beneficiada com os serviços prestados no Lacen.
A gerente do Lacen, Karina Nobre Mota, explicou ainda que no local serão realizadas coletas de exames laboratoriais específicas. “Aqui é um laboratório de saúde pública. Aqui coletamos exames relativos à tuberculose, hanseníase, Chagas, leishmaniose, entre outros que são encaminhados para Salvador. Nosso foco maior é a tuberculose e a hanseníase, pois a demanda é bem alta, com relação a esses exames. A novidade no Lacen é a testagem rápida para zika e dengue”, explicou Dra. Karina.
Já o prefeito Paulo Bomfim tratou não apenas do Lacen, revelando que o foco do governo é a saúde do povo de Juazeiro. “Quando assumimos o compromisso de sucessão sabia que não seria fácil, mas estamos aqui para trabalhar pelo povo e estamos conseguindo em apenas 10 meses de mandato já entregamos 7 novos postos de saúde reformados e equipados, o Cento de Especialidade Odontológico (CEO) no João Paulo II, reformamos a UPA, reformamos o Centro de Saúde III, no Angari, hoje estamos entregando esse belíssimo equipamento que é o Lacen à população”, finalizou garantindo que fará muito mais pela saúde do município.
A unidade trabalha em conjunto com os setores de Vigilância em Saúde, Atenção Básica, Centro de Informações em DST/HIV/Aids (Cidha), Núcleo Regional Norte e com o Lacen estadual.
Por Lidiane Souza




