O livro “Descubra quem é você”, da psicanalista Eliana Sicsú, teve sua primeira edição lançada há pouco mais de um ano e já apresenta os resultados do sucesso: em três meses foram vendidos cerca de mil livros. A autora revela que se surpreendeu com a aceitação, já que não houve divulgação e nem patrocínios para o lançamento.
“Essa é uma obra independente, não tivemos apoio nem sequer de distribuidoras e a aceitação foi muito grande, o que nos surpreendeu. Em pouco tempo, o livro já era sucesso total, tanto que a Secretaria de Educação de Petrolina comprou mais de dois mil exemplares para serem distribuídos entre os professores da rede. Após toda essa demanda, estamos lançando a segunda edição com expectativas ainda maiores porque aumentamos o número de exemplares disponíveis e estamos percebendo que a propaganda boca a boca tem sido grande aliada”, revela.
Na obra, que a autora não classifica como “autoajuda”, são apresentados temas atuais e que se encaixam em problemas reais vividos pelas pessoas. “A ideia do livro surgiu a partir de experiências pessoais, mas também baseada em estudos feitos durante todos esses anos de psicanálise. Procuro, neste livro, não dar conselhos, mas sim, revelar passos para que o leitor encontre seus próprios caminhos e entenda que tudo são as escolhas que fazemos. A emoção é um processo químico e podemos escolher nossos sentimentos e é isso que busco mostrar às pessoas”, esclarece Eliana.
O livro trata de fatores que nos fazem perder o encanto pela vida e a paixão para viver por objetivos. Segundo a psicanalista, esses fatores impossibilitam a experiência de superação e impedem o desenvolvimento, construindo verdadeiras muralhas de limitação. Sentimentos e emoções negativas conduzem a uma postura de fracasso e comportamentos destrutivos, como: autossabotagem, baixa autoestima, autoilusão e extrema dificuldade de desapegar-se do passado. “Uma vida de sucesso é uma atitude. É uma conquista liderada por uma mente consciente. Uma forma sentir, pensar e agir. Uma vida que consegue escolher e viver seus objetivos”, ela revela.
Ainda de acordo com a psicanalista, a sua próxima produção será direcionada aos pais. “Participo de palestras em que converso com muitos pais e vejo a angústia de muitos deles por não entenderem seu próprio campo emocional e isso tem afetado a vida dos filhos, causando inclusive sequelas. O que se percebe com isso, é que as pessoas estão querendo romper com a dor e querendo aceitar que os padrões hoje são outros e que é preciso cuidar do lado emocional”.
Essa proposta deverá se concretizar ainda este ano, já que Eliana espera lançar o primeiro exemplar dessa coleção para os pais até junho próximo.
Por Laiza Campos
Foto: Cristina Duarte