“Todo adolescente tem o seu valor. Todo adolescente também é cidadão”. Foi através da música de sua autoria que Ezequiel Ribeiro dos Santos, 13 anos, aluno da Escola Municipal Manoel Nunes Amorim localizada no Junco, Salitre, participou nessa manhã de terça-feira (30) do lançamento do NUCA – Núcleo de Cidadania dos Adolescentes. Ezequiel considerou esse dia muito importante: “estamos aqui para construir, pois nosso futuro depende da gente, do que fazemos no presente”.
O evento foi realizado pela Comissão Intersetorial do Selo Unicef que é presidida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e constituída por representantes das secretarias municipais de Educação e Esportes, Saúde, Social, Cultura e Juventude, representantes do CRAS, do CREAS e da sociedade civil.
Contou com a participação de adolescentes das escolas municipais, CRAS CREAS, Casa Lares, ONGs, APAE, representantes de vários Conselhos Municipais, além do professor, Roosevelt Duarte Mota representando o Prefeito Isaac Carvalho, e da secretária Célia Regina, da SEDIS.
As apresentações culturais ficaram por conta do grupo Talentos, formado por alunos e ex-alunos do Colégio Municipal Paulo VI e do grupo NECOM – Núcleo de Educação e Comunicação – da Saúde, que chamou a atenção dos jovens para a Sexualidade e a Gravidez na Adolescência através do teatro.
A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA – Rozinéia Rodrigues, disse que, “enquanto cidadãos precisamos construir políticas públicas com os adolescentes, porque eles sabem e vivem a realidade do dia a dia”.
O Professor Roosevelt destacou o NUCA como um instrumento que a sociedade democrática coloca a disposição dos adolescentes para reflexão, questionamentos e escolhas. “Jovens, tragam boas ideias, vocês tem capacidade para trazer o novo, para construir um mundo melhor”.
O Núcleo de Cidadania dos Adolescentes é uma das ações de participação social do selo UNICEF Município Aprovado e a partir desta data será o espaço onde os adolescentes irão refletir e debater temas atuais sobre a diversidade e as desigualdades do município.
Maria de Lourdes Borges, coordenadora de Eventos da APAE de Juazeiro acompanhava dois adolescentes e declarou seu entusiasmo com o lançamento do NUCA, principalmente por saber que o deficiente hoje está sendo inserido de fato na sociedade . “Temos muito discurso, mas participar do NUCA é um grande salto no processo de inclusão e da cidadania”, disse Lourdes.
Durante o evento, a Coordenadora do CRAS do Tabuleiro, Valeria Cristiane da Silva, provocou os adolescentes fazendo-os participar ativamente da leitura e compreensão das Competências do NUCA.
Jadmilla Rodrigues, 12 anos, representante do Colégio Municipal Celso Cavalcanti Carvalho, localizado no Projeto Mandacaru I, disse que o evento foi muito bom, pois esclareceu muita coisa sobre sexualidade, uso do facebook e do Whatzap.
Felipe Juliano, 16 anos, aluno representante do Colégio Municipal Anália Barbosa, do bairro Antonio Guilhermino já se comprometeu em ser um multiplicador das informações recebidas. “Gostei muito da abordagem sobre o uso da mídia. É preciso saber usar, pois não devemos expor nossas vidas, nossa intimidade”, concluiu.
A primeira reunião marcada para o dia 16 de outubro, às 9h, na Casa dos Conselhos, terá como pauta a criação, a elaboração do regulamento e do regimento interno do Núcleo.
Fonte: Casa dos Conselhos/SECOM PMJ