O lançamento do Dicionário Biográfico Cangaceiros e Jagunços, do jornalista, historiador e escritor baiano Renato Luís Bandeira, abre nesta terça-feira (11), às 18h, na Tenda Arte e Arquitetura,em Petrolina – PE, a segunda temporada do projeto Café Literário.
O escritor, que já publicou dezenas de livros históricos e biográficos com destaque para “A Coluna Prestes na Bahia”, “A Guerra dos Coronéis e os Garimpos na Chapada Diamantina”, apresenta nesta obra uma verdadeira coletânea com mais de mil nomes, imagens e informações de cangaceiros de todo o Nordeste.
Segundo o idealizador do Café Literário, o arquiteto Cosme Cavalcanti, o projeto, que começou no ano passado, reunindo grandes nomes da literatura regional, retoma as atividades em 2014 com o pé direito. “Vamos começar a segunda temporada com a presença de um importante nome da literatura nordestina, trazendo esta obra fundamental para pesquisa do fenômeno cangaceirismo no Brasil”, completa o idealizador.
O projeto Café Literário nasceu em outubro de 2013 com a proposta de divulgar e difundir a literatura regional, a partir da história dos seus próprios protagonistas. Durante os encontros – sempre às terças-feiras, os escritores trocam informações com o público acerca dos conteúdos literários e históricos da região. Além de livros em exposição, leitura de obras e bate-papo, os encontros são regados a um delicioso cafezinho expresso São Braz, bolhachas artesanais e as famosas petas de Afrânio”.
Tenda Arte e Arquitetura. Rua Júlio de Melo, 102, próximo ao Itaú. Centro Petrolina (87) 3861-3431.
Clas Comunicação