A fim de identificar precocemente áreas vulneráveis para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, a Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina (SMS) vem realizando desde o início da semana, o primeiro Levantamento de índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2012. A pesquisa, que acontece a cada três meses, serve como subsidio para o planejamento das ações de combate ao vetor transmissor da dengue e estratégia de conscientização, orientando a população para evitar a proliferação do mosquito.
De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Kátia Coutinho, ao longo todo o ano de 2011 a SMS desenvolveu ações no intuito de reduzir o índice da dengue em Petrolina, tanto no que diz respeito ao combate, quanto à prevenção e conscientização. “Nossas ações vêm sendo implementadas sempre buscando resultados positivos, no sentido de proteger a população. O LIRAa é um instrumento importante pois nos permite avaliar o resultado dessas ações e planejar novas metas para reduzir a possibilidade de uma epidemia”, informou.
Para o primeiro LIRAa do ano, a SMS mobilizou um contingente de 98 ACE, 13 supervisores e um técnico de laboratório, e dividiu a cidade em 10 áreas denominadas estratos. Além disso, o Levantamento contará ainda com a estrutura de um laboratório de entomologia, para verificar a existência de larvas infectadas, e 08 veículos.
No último Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa), realizado em novembro, a SMS registrou um índice geral de infestação predial de 0,9%, considerado pelo Ministério da Saúde como um índice de baixo risco para a ocorrência da dengue. “A redução desse índice é uma grande conquista da gestão municipal. Estamos trabalhando de forma integrada com as secretarias de Infraestrutura, Educação e Ordem Pública, para diminuir cada vez mais esse percentual”, frisou a secretária Municipal de Saúde, Lúcia Giesta.