Mais de 30 líderes comunitários do município de Petrolina se reuniram com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Eventos, Jorge Assunção. O encontro aconteceu esta semana na sala Cid Carvalho, no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, em Petrolina. A reunião teve como objetivo dialogar com os presidentes das associações de moradores sobre as principais necessidades dos bairros da cidade de Petrolina e apresentar o projeto ‘Pesquisa nos Bairros’.
Segundo Jorge Assunção, a reunião faz parte da etapa de planejamento técnico do projeto ‘Pesquisa nos Bairros’ que busca identificar as individualidades de cada bairro da cidade, para que ocorra um entendimento das atuais necessidades dos bairros de Petrolina. “Convocamos os presidentes das associações, para através deles, estudarmos as suas respectivas localidades, e entendermos como tem se dado seu crescimento e saber as suas carências . Essa pesquisa é uma das vontades do prefeito Julio Lossio, um estudo que nos ajudará a conhecer nossos bairros e direcionar de maneira mais consciente nossos esforços”, explica.
A gerente de Pesquisa e Projetos da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Amanda Moura, apresentou aos líderes na reunião, o projeto ‘Pesquisa nos bairros’, que visa fazer o mapeamento completo das comunidades de Petrolina, a fim de nortear as futuras ações e investimentos do município. “Petrolina tem um crescimento habitacional maior do que a média nacional, isso reflete no crescimento dos bairros. Por isso, consideramos importante a realização desta pesquisa para enxergarmos as potencialidades desses centros comerciais e atuarmos com capacitações para o fortalecimento do comércio”, argumenta.
Durante a reunião foi dado início a primeira etapa do projeto, sendo aplicados aos presidentes das associações questionários para adquirir informações sobre o número de habitantes dos bairros, creches e conhecer como tem se dado a expansão dos comércios, dentre outros aspectos. O próximo passo será a visita nas comunidades e a promoção de capacitações voltadas inicialmente aos comerciantes.
Texto e fotos: Juliane Peixinho