Algumas espécies animais do semiárido ganharam uma releitura e alguns deles foram transformados em animação, para ilustrar o livro “Meus bichinhos da caatinga”, de autoria do médico, Julio Lossio, e da educadora, Ana Barros. O livro, dedicado a crianças de 0 a 6 anos, será lançado nesta quinta-feira (19) em Petrolina.
Em um universo lúdico e didático, tatu-bola, onça-pintada, calango, siriema e outros animais nativos, ganham vida e se comunicam com seus leitores. O objetivo dos autores é aproximar as crianças de espécies que habitam a região em que elas vivem. De acordo com um dos autores do livro, Julio Lossio, a obra chega para suprir uma carência na literatura infantil, que não se dedica a expor os animais da caatinga. “Desde o início da minha gestão, enquanto prefeito, que venho estudando a educação infantil e percebendo que a literatura apresenta elefantes, rinocerontes e outras espécies que não existem aqui, então, pensamos em criar um livro que pudesse trazer para as crianças as espécies da nossa caatinga”, justifica Julio Lossio. A obra tem coautoria de Ana Barros, responsável pelas ilustrações e textos apresentados no livro.
Para Julio Lossio, o estímulo a leitura, desde a semente, pode fazer com que crianças desenvolvam seus potenciais cognitivos mais rapidamente. “As crianças precisam ter acesso a um bom conteúdo para se desenvolver na sua plenitude”, finaliza.