Um dos problemas mais corriqueiros no município de Petrolina é o despejo irregular de lixo domiciliar e entulhos em terrenos ou vias públicas. Além de ser uma ação que prejudica o meioambiente, o acúmulo de lixo pelas ruas pode ocasionar a proliferação de doenças. É o que acontece em um dos principais bairros centrais da cidade, Areia Branca.
De acordo com a secretaria de Infraestrutura, somente no Bairro Areia Branca mais precisamente no terreno que fica entre a Escola Estadual Prof° Adelina Almeida e o Centro de Esporte, Lazer Juventude, desde o início do ano foram feitas oito ações de limpeza na área, porém o despejo de entulhos continua no local.
Com o intuito de precaver maiores danos a população, a secretaria de Infraestrutura do município, semanalmente, realiza trabalhos de manutenção de limpeza nos bairros da cidade, bem como na zona rural. As atividades contam com a ajuda de equipes manuais e equipamento maquinário.
O secretário de Ordem Pública, Ney de Siqueira, afirma que os moradores que depositarem lixo em terrenos baldios ou públicos podem ser notificados e pagarem uma multa de acordo com o Código de Postura de Petrolina.
Siqueira recomenda ainda que “as pessoas que desejam descartar entulhos devem contratar um caçambeiro ou empresas particulares que façam o serviço sem prejudicar o meioambiente”, frisa.
Os proprietários que depositarem escombros em frente a sua moradia também estão sujeitos a penalidades. “O acúmulo de lixo em frente a residências também pode gerar uma notificação e consequentemente uma multa para o morador”, afirma Ney.
Uma das maiores dificuldades do poder municipal, no tocante a penalizar os responsáveis pelo despejo de lixo pelas vias públicas, é flagrar o ato ou reunir provas que cheguem até os culpados. A população pode auxiliar o serviço da Ordem Pública denunciando através da Ouvidoria Municipal pelo telefone 156 e enviando ofício ou ligando para a Secretaria de Ordem Pública no número 3864-9018/ 3864-9020.