A discussão aconteceu nas dependências da Escola, no bairro São Gonçalo, durante Audiência Pública, conduzida pelos secretários, da Prefeitura, Geraldo Junior, de Planejamento, Orçamento e Gestão; Josaias Santana, de Administração; Renan Borges, Controlador Interno do Município e de toda a equipe responsável pelo Programa Prefeitura Participativa.
O objetivo das Plenárias (Prefeitura Participativa) é abrir espaço para que a população possa intervir e contribuir com a Prefeitura, na construção do orçamento anual do município, elencando as prioridades de suas comunidades e definindo o direcionamento dos recursos públicos. Segundo o secretário, Geraldo Júnior, a meta do prefeito é a construção de um orçamento equilibrado para 2016, especialmente porque não existem recursos para sanar todos as demandas do município. “É como se diz, o lençol é curto, por isso precisamos ouvir a população, através de seus lideres, para juntos direcionarmos as prioridades”, revelou.
O secretário-executivo de Administração, Josaias Santana, e gestor do Programa Prefeitura Participativa fez uma breve explanação sobre a LOA e explicou aos presentes a importância do programa. “A proposta é que o orçamento seja construído com base na realidade econômica, contemplando de forma justa e com base nos preceitos legais, a cada um. É importante frisar que estamos hoje cumprindo a lei, que prevê, que a população seja ouvida e a partir de suas demandas se construa o orçamento anual”, explicou.
Os lideres comunitários estiveram presentes no debate, convidados pelo coordenador do Prefeitura Participativa, Manoel Santana, que está à frente do projeto desde o incio das plenárias. “Meu trabalho no Prefeitura Participativa é de linha de frente, conheço todos os lideres comunitários e sob a orientação do prefeito Julio Lossio, convido os comunitários a participar das audiências para juntos construir uma Petrolina melhor”, declarou o coordenador.
Após ouvir todos os presentes e tomar nota das necessidades das comunidades representadas, Geraldo Júnior, expôs que todas as solicitações serão analisadas e que a orientação do prefeito Julio Lossio é que se resolva o maior número de demandas possíveis, dentro da lei. O secretário afirmou que a assembleia foi muito proveitosa e que esses encontros fortalecem o governo e trazem uma série de benefícios à população. “Esse foi um encontro proveitoso e produtivo, onde cada líder pôde se manifestar e ajudar na elaboração de uma proposta que contemple, de forma justa todos os petrolinenses”, finalizou.
Ascom SEPOG