O prefeito Julio Lossio e o secretário municipal de Irrigação, Otávio Carvalho, encaminharam à Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco, Codevasf-3ªSR, um pedido de liberação de água para vinte e sete propriedades situadas no Canal Principal do Projeto Pontal.
O Canal Principal foi construído através de uma negociação entre os proprietários das terras e a CODEVASF. No acordo, a Companhia havia se comprometido em deixar uma tomada d’água em cada propriedade, para que, no mínimo, fossem irrigados de dois a seis hectares. No entanto, com a ocorrência das Parcerias Públicas Privadas (PPP’S), introduzidas pelo Ministério da Integração, a CODEVASF estava orientada em reservar toda a demanda hídrica para a empresa que ganhou a operação e manutenção do Projeto. “ Isso é até de se entender porque o corpo técnico da CODEVASF que fez a negociação com os proprietários,já não mais está na ativa.Pensando em solucionar os prejuízos causados aos proprietários, o prefeito Julio Lossio resolveu deflagrar um processo solicitando a CODEVASF o cumprimento do acordo para que os 27 proprietários possam usufruir da água e dos conhecimentos técnicos da instituição, visto que nenhuma empresa tem mais conhecimento em irrigação e piscicultura do que a CODEVASF”, explica o secretário de Irrigação de Petrolina, Otávio Carvalho.
De acordo com Carvalho, ao todo 25 km terão que ser abastecidos. “É muito difícil para o produtor ver a água passando por dentro da propriedade e não poder utilizá-la, principalmente nesse período de longa estiagem. Esperamos resolver essa situação e com isso ofertar mais tranquilidade para os proprietários”, afirma.
Texto: Alline Torres