A decisão do presidente Lula (PT) de embarcar nesta sexta-feira (08) para Nova Delhi, na Índia, não pegou. Os apoiadores esperavam que o petista fizesse uma visita à região sul do país, principalmente após a tragédia ocorrida no Rio Grande do Sul, após passagem de um ciclone.
Na última terça feira (05), o ciclone extratropical passou pelo estado, deixando um cenário devastador com três mil pessoas desabrigadas; outras 7,6 mil desalojadas; e 41 pessoas mortas, de acordo com balanço divulgado pela Defesa Civil, Na noite desta quinta-feira (07).
Apesar de o governador Eduardo Leite (PSD) classificar a tragédia como a maior já registrada nas últimas quatro décadas no estado, Lula preferiu ficar no Palácio do Planalto; acompanhar os desfiles de 7 de Setembro e deixar o país para enfrentar uma viagem de cerca de 30 horas, em direção à Nova Delhi.
Lula não sobrevoou a região e cumpriu um comportamento protocolar se manifestando por meio de uma entrevista e redes sociais, o que foi alvo de diversas críticas.
A justificativa dada pelo presidente para não visitar a região Sul do país seriam problemas de saúde. O mandatário tem se queixado sobre fortes dores no quadril por causa de uma artrose no fêmur.
Fonte: BNews – Foto: marcelocaumors/instagram