Como acontece em toda Cúpula do G20, uma cerimônia simbólica marcará a transferência da presidência do primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, para Lula
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca, na próxima quinta-feira (7), para Índia. Em Nova Déli, capital do país, o petista vai participar da Cúpula do G20, grupo que reúne as 19 nações de maior economia do mundo e a União Europeia. Lula e sua comitiva viajam logo após o desfile do Dia da Independência, na Esplanada dos Ministérios.
A reunião entre os líderes dos membros do G20 acontece entre os próximos sábado (9) e domingo (10). O encontro marcará a reta final da presidência rotativa do bloco, que atualmente está com a Índia. A próxima presidência será assumida pelo governo brasileiro de 1º de dezembro deste ano até o final de 2024.
Como acontece em toda Cúpula, Lula vai assumir a presidência do grupo em uma cerimônia simbólica, com participação dele e do primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi. A previsão é que o chefe de Estado brasileiro faça seus pronunciamentos nas duas primeiras sessões e no encerramento do encontro, quando ele deve apresentar as prioridades e os desafios do grupo no período sob o seu comando.
A programação oficial do encontro conta ainda com três sessões temáticas – sobre desenvolvimento verde sustentável, meio ambiente e clima, transições energéticas e global net zero. O cronograma prevê também reuniões bilaterais entre diferentes líderes.
Fonte: Metro1- Foto: Ricardo Stuckert / PR