A falta de qualificação é um dos maiores problemas enfrentados pelas grandes empresas e por todo o mercado de trabalho. Dados comprovam a falta de mão de obra qualificada para determinados serviços. Os Cursos de Qualificação Profissional propiciam conhecimentos que permitem a capacitação e atualização exigida nos dias de hoje para a atuação no mercado de trabalho, visando a complementação ou aquisição de conhecimentos em diversas áreas, proporcionando abertura no mercado de trabalho.
A política de qualificação desenvolvida pelo MAC – Movimento de Apoio Comunitário promove em parceria com entidades não governamentais e instituições privadas gradativamente a universalização do direito à qualificação, com vistas, a contribuir para o aumento da probabilidade de obtenção de emprego, trabalho e renda, que gere oportunidade de trabalho e renda, inclusão social, redução da pobreza, combate à discriminação e diminuição da vulnerabilidade das comunidades.
O curso inicialmente aconteceu no bairro Alto da Aliança com vagas para 20 mulheres, que participaram de forma efetiva da formação, onde se fizeram presente a senhora Cristina Laura, jornalista do jornal A Tarde e a presidente da Associação de Moradores, a senhora Sonia Gomes que falou da importância para o bairro de formações como esta, que ajudam as pessoas a terem uma renda a mais, já que no bairro faltam empregos formais.
Segundo Carlos Ribeiro (Diretor da ONG) as ações de qualificação profissional são implementadas de forma descentralizada, discutidas entre as lideranças ou presidentes de bairros que participam dos trabalhos desenvolvidos nas comunidades de Juazeiro. Os cursos de qualificação acontecem em parceria com entidades do movimento social e organizações não-governamentais – FUNDESF, Instituto Alfa Brasil, além das Associações envolvidas, os cursos aconteceram em varios bairros, respeitando as habilidades e demandas das comunidades. O objetivo dos cursos é atender demandas por qualificação identificadas com base nas necessidades dos bairros de Juazeiro. O MAC tem recebido importante apoio dos postos Raul Lins e Cidade 1, parceria que dará continuidade a essas e outras ações.