Buscando fortalecer as equipes administrativas e pedagógicas da Educação Municipal, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (Seduce), tem promovido diversos ciclos formativos para garantir o uso efetivo da tecnologia na área e para dialogar sobre metodologias ativas com foco em programas disponibilizados no ambiente de trabalho. O objetivo é orientar os profissionais sobre o uso das novas plataformas digitais implantadas na rede de ensino, como o Sistema Integrado de Gestão para Educação (Sigeduc); ofícios 1Doc e site da Seduce, onde é possível encontrar dados e indicadores da Secretaria, bem como todas as instruções normativas, documentos oficiais e calendário do ano letivo.
Mais de 400 profissionais participaram das oficinas de Gestor, Tutor e Coordenador Digital, além de um Workshop de Ferramentas Inovadoras para Educação Infantil. De forma prática e dinâmica, a equipe da assessoria de Gestão de Inovação e Tecnologia Educacional tem apresentado conceitos para a melhor utilização das plataformas. O Sigeduc, por exemplo, foi adotado pelo município este ano e auxilia toda rede de ensino com dados educacionais e está presente em todas as unidades da rede municipal. No sistema são realizadas as matrículas, a gestão do estudante, o lançamento de notas de frequência e desempenho dos alunos e professores, o registro de habilidades, entre outros.
O assessor Técnico de Gestão, Inovação e Tecnologia da Seduce, Bruno Pinheiro, explica que cada vez mais as tecnologias estão presentes no dia a dia da sociedade, por isso, torna-se imprescindível a formação continuada dos profissionais da Educação Municipal, para que eles atendam com eficiência e rapidez as demandas que lhes são postas pela comunidade escolar.
“Durante as oficinas, as equipes receberam orientações sobre as principais ferramentas digitais adotadas pela Secretaria de Educação. Essa é mais uma ação do prefeito Simão Durando, visando qualificar os profissionais da área, para que eles possam ampliar o atendimento e o desenvolvimento de indicadores educacionais do município, e essencial para os estudantes que passam a contar com tecnologia de ponta nas salas de aula e com profissionais mais preparados”, explicou Bruno Pinheiro.
Fonte: Ascom