O primeiro dia de vacinação contra a gripe H1N1 nos postos de Salvador aplicou as doses em mais de 45 mil pessoas, segundo balanço parcial divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde.
O público-alvo são idosos (a partir de 60 anos), crianças (de 6 meses a menores de 5 anos), gestantes, puérperas (mulheres que tiveram bebê nos últimos 45 dias), trabalhadores de saúde do serviço público e privado, portadores de doenças crônicas e população privada de liberdade residentes em Salvador.
De acordo com o órgão, para a campanha, foram mais de mil profissionais treinados, 136 salas de vacina, insumos e cerca de 200 veículos trabalhando na estratégia de imunização.
A orientação da secretaria é que a população utilize a unidade mais próxima de casa. Não é necessário que as pessoas se desloquem para unidades centrais como o 5º dentro de saúde, nos Barris, ou o Ramiro de Azevedo, em Nazaré, que geralmente concentram grande volume de pacientes.
A vacinação, que segue em Salvador até 20 de maio, tem a meta de imunizar pelo menos 80% do público alvo. Para ampliar o acesso, será realizado no dia 30 de abril o “Dia D”, quando cerca de 400 pontos de vacina devem estar à disposição.
Foto: G1 BA