Mais de 80% dos leitos da rede hoteleira de Salvador já estão com ocupação garantida no dia 22 de junho, quando Brasil e Itália se enfrentam na Arena Fonte Nova, pela Copa das Confederações. Os dados, baseados em um levantamento feito pelo Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Salvador e Litoral Norte (SHRBS), foram divulgados na segunda-feira (3) pela Secretaria de Turismo da Bahia (Setur).
Os hotéis mais luxuosos e que vão abrigar estrelas do futebol são os que estão com maior taxa de ocupação. Entre os que já não têm mais vaga para o dia da disputa entre italianos e brasileiros está o Gran Hotel Stella Maris, que vai hospedar a seleção brasileira, e fica em Stella Maris. O Matiz, que vai abrigar a seleção italiana, e está localizado no Stiep, está com 91% de ocupação para o dia do jogo.
A seleção uruguaiana, que enfrenta a Nigéria no dia 20 de junho, ficará no Hotel Catussaba. A seleção do continente africano ficará hospedada no Hotel Deville, em Itapuã. A taxa de ocupação dos dois não foi divulgada pela Setur.
De acordo com dados da Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo (Secopa), hoje, Salvador tem 50 mil leitos para acomodar os visitantes. A exigência da Fifa para a Copa do Mundo de 2014, no entanto, é de que a cidade tenha, ao menos, 60 mil vagas disponíveis.
Segundo a coordenadora de projetos da Secopa, Liliam Pitanga, a expectativa é de que a capital baiana supere o número pedido pela Fifa e alcance 80 mil leitos em Salvador e na região metropolitana até o início dos jogos da Copa da Mundo.
Veja a lista com a taxa de ocupação dos hotéis para o dia de Brasil x Itália, divulgada pela SHRBS:
Porto Bello: 100%
Golden Tulip: 100%
Golden Park: 100%
Ondina Apart: 100%
Pituba Plaza: 100%
Stella Maris:100%
Bahia Othon Palace: 100%
Mercure:100%
Hotel Pestana: 100%
Intercity: 100%
Ibis:100%
Mercure Boulevard: 100%
Sotero: 93%
Matiz: 91%
Grande Hotel da Barra: 90%
Sheraton: 80%
Monte Pascoal: 78%
Atlantic Towers: 70%
Fiesta: 20%
Tulip Inn: 20%
Sol Plaza: 82%
Sol Bahia: 48%
Sol Barra: 68%
Sol Victória: 85%