A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura, realizou diversas apreensões de produtos clandestinos de origem animal na manhã da ultima terça-feira (3), em Juazeiro. No total, foram apreendidos 870 quilos de carne, 80 quilos de queijo e 3,4 mil aves de descarte em apenas uma manhã de atividade, evitando que chegassem à mesa do consumidor produtos de procedência duvidosa.
As fiscalizações começaram às 7 horas na Ponte Presidente Dutra, trecho que liga Juazeiro (BA) a Petrolina (PE). As aves transportadas com documentação irregular vinham de São Paulo com destino ao Rio Grande do Norte. O caminhão foi apreendido e os animais encaminhados para um abatedouro inspecionado em Feira de Santana. A empresa responsável pela carga foi multada em R$ 5,8 mil. Inspetores do frigorífico estão analisando as condições sanitárias das aves e, após o abate, elas servirão de alimento para instituições carentes da Bahia.
Em seguida, às 9h30 da manhã, um caminhão contendo cinco carcaças de bovinos invadiu a mesma ponte em alta velocidade na tentativa de driblar a fiscalização. Houve perseguição ao veículo, que foi abandonando com 800 quilos de carne bovina originária de Pernambuco. Todo o material foi imediatamente incinerado pelos fiscais.
Ainda pela manhã, outro caminhão vindo de Pernambuco foi fiscalizado. Dessa vez, foram retidos 70 quilos de carne clandestina, sem rótulo e sem qualquer selo de inspeção. Encerrado os trabalhos, os fiscais apreenderam 80 quilos de queijo. O condutor do caminhão apresentou toda a documentação de origem e destino da carga, que continha Selo de Inspeção Federal (SIF), e também a guia de devolução dos produtos. Mas, como o material estava fora do prazo de validade, ficou retido na fiscalização e imediatamente inutilizado.
Ascom Adab Foto: G1