O final de semana foi marcado, mais uma vez, por mutirões de saúde. A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Saúde, ofertou mais de mil atendimentos, como vacinação; preventivos; atendimento com médico; testagem contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis; pré-natal para gestantes; atendimento odontológico; orientações nutricionais e auriculoterapia.
No domingo (6) foi realizada a primeira edição do ‘Previne em Ação’, que tem como objetivo ampliar e melhorar o acesso dos grupos prioritários, como gestantes, hipertensos, diabéticos e crianças, aos serviços oferecidos pelo SUS. Foram ofertados 613 atendimentos, dentre eles pré-natal para gestantes com consultas em atraso; pré-natal odontológico; atendimento de ‘Hiperdia’ para pacientes hipertensos e diabéticos; solicitação de exames; avaliação de resultados de exames, renovação de receitas e exames preventivos.
Já no sábado (5), em alusão ao Dia Nacional da Saúde, as equipes realizaram uma ação com foco na prevenção e cuidados com a saúde. Foram disponibilizados testes rápidos para diagnóstico das Hepatites B e C, Sífilis e HIV; vacinação; zumba; aferição de pressão arterial, dentre outros serviços. Ao todo, 582 pessoas foram contempladas. Para a aposentada Maria dos Santos, esse momento foi muito oportuno para trazer seus netos para atualizar a caderneta de vacinação. “Meus dois netos precisavam tomar a vacina da gripe e Covid-19. Vi passando na televisão que ia ter essa ação e não pensei duas vezes em trazê-los. Muito importante essa ação para quem não tem tempo de visitar as UBS durante a semana”, destaca.
Para o secretário de Saúde, João Luís Nogueira, essas ações buscam ampliar a oferta de serviços. “Ofertamos esses serviços com o objetivo de atender as demandas da população. Estamos com uma novidade, que é os atendimentos aos domingos, e por essa primeira edição podemos perceber que foi muito bem aceita pela população. Essa é uma preocupação e orientação do prefeito Simão Durando, em ampliar a ofertar dos serviços de saúde”, destaca.
Fonte: Ascom