Contratos na área de Educação parecem ter se tornado um pesadelo em administrações do PSDB. No estado do Paraná, o governadorBeto Richa é alvo de acusações por ter se beneficiado com recursos de construções de escolas para a sua campanha à reeleição em 2014.

Funcionárias de uma empresa prestadora de serviços ao Estado afirmaram que o esquema de corrupção, capaz de desviar pelo menos 20 milhões de reais, também teria participação do irmão do tucano, o secretário de Infraestrutura de seu governo, Pepe Richa, e do primo Luiz Abi Antoun.

No ninho paulista, os desvios de recursos da alimentação escolar, o “merendão”, mostrou que quatro secretários do governador Geraldo Alckmin, além do presidente da Assembleia Legislativa, o tucano Fernando Capez, foram citados em delações ou em grampos no superfaturamento dos contratos de suco de laranja às escolas estaduais. Só em 2015, teriam sido roubados perto de 25 milhões de reais. Em ambos os escândalos, os governadores negam qualquer ligação com os casos e prometem “dura investigação” interna.

Embora com recursos escassos, os orçamentos da Educação são alvo costumeiro de quadrilhas especializadas na formação de cartéis e em conluios com agentes públicos. Em um ambiente de promiscuidade política, muitas investigações só conseguem algum avanço quando um ex-beneficiário das tramoias resolve delatar o esquema ou se uma empresa concorrente descontente decide denunciar o que sabe.

Quem acusa desta vez é uma empresa da área de transporte paulista. A partir das informações do empresário Marcus Augustus Guedes, dono da Bonauto Transportes, foi aberto um inquérito para entender como a Transportadora Turística Benfica vence há 23 anos de maneira praticamente ininterrupta licitações no estado.

Só nos últimos cinco anos foram firmados cerca de 500 milhões em contratos, parte deles com dispensa de licitação. A empresa levou 100 milhões de reais por meio de prorrogações contratuais, ato administrativo que não exige concorrência pública.

O Ministério Público abriu o Inquérito 803/2014 para apurar a suspeita de monopólio, corrupção e enriquecimento ilícito. O denunciante afirma existir um esquema de “venda de pareceres” para prejudicar empresas concorrentes durante a apresentação de documentos nos contratos de transporte.

Segundo ele, haveria o conluio do tucano e presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) de São Paulo, Barjas Negri, e seu chefe de gabinete, Mauro de Morais. Negri é nome conhecido nas administrações do PSDB.

Foi secretário-executivo do Ministério da Educação e ministro da Saúde no governo Fernando Henrique Cardoso, secretário estadual de Habitação na gestão de Geraldo Alckmin e prefeito de Piracicaba por duas ocasiões.

Negri teve o nome citado no chamado Escândalo dos Sanguessugas, sendo apontado como braço direito do senador José Serra no esquema de desvio de recursos para a compra de ambulâncias. O político sempre negou as acusações.

Desta vez, o MP quer saber por que o Estado contratou a Benfica, em pelo menos dois contratos, apesar de as concorrentes terem oferecido preços mais baixos nas licitações. Em uma das hastas públicas, uma transportadora chegou a ofertar ao Estado o transporte dos estudantes por 1,3 milhão de reais ao mês mais barato, mas acabou desclassificada por “questões documentais”. 

As contratações de transporte escolar não passam mais pela FDE para serem concentradas diretamente na Secretaria de Educação. No entanto, os problemas parecem não ter sido resolvidos.

Na segunda-feira 15 de fevereiro, o Estado levou a hasta pública um novo pregão para licitar seis regiões de transporte escolar que totalizam contratos de mais 500 milhões de reais. A Transportadora Benfica venceu o lote 3 e ficou com o maior acordo, no valor de 147,6 milhões. Tudo corria bem, até que um documento enviado pela empresa chamou a atenção do leiloeiro.

Realizado o pregão por meio eletrônico, os concorrentes enviam seus lances sem ter conhecimento dos demais participantes. No entanto, em meio à papelada encaminhada pela Benfica foi mandado um manuscrito com o nome e as respectivas siglas das transportadoras concorrentes. 

Segundo o pregoeiro, a empresa ainda tentou por meio do sistema “fale conosco” pedir a exclusão do documento, mas não foi atendida. O papel enviado, ainda de acordo com o leiloeiro, mostra que a Benfica teria conhecimento de quem eram as demais concorrentes na quarta-feira 17 de fevereiro, um dia antes do início do pregão.

A licitação acabou sendo cancelada por tentativa de fraude e formação de cartel. De acordo com outra empresa de transporte, a PEM, a Benfica também recebe do governo por linhas de transporte que não existem.

Procurada, a Benfica informou que não há nenhuma ilegalidade em seus contratos. Com relação à suposta fraude apontada pelo pregoeiro, a empresa diz ter como provar que o sistema já havia disponibilizado as informações com o nome das concorrentes 12 horas antes do início do pregão, e que o problema já ocorre faz alguns meses.

A empresa também diz que as contratações não foram ininterruptas e houve suspensões nos governos Covas e na administração de Gabriel Chalita, na Educação. A Benfica informou que possui dois contratos emergenciais, em vigor, sem licitação, e que seus preços obedecem a todas as exigências contratuais.

A Secretaria da Educação informou que cancelou o pregão para a contratação das empresas ao identificar uma suspeita de fraude. Uma investigação interna foi aberta no mês passado, ou seja, antes da denúncia ser apresentada ao Ministério Público por outras pessoas. A FDE diz que Barjas Negri e o chefe de gabinete Mauro de Morais não assinaram processo algum de contratação com a Benfica desde que assumiram a instituição. 

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Juazeiro Política Relevantes

Câmara de Vereadores de Juazeiro manifesta pesar pelo falecimento do deputado Alan Sanches

post-image

A Câmara de Vereadores de Juazeiro manifesta profundo pesar pelo falecimento do deputado estadual Alan Sanches (União Brasil), ocorrido neste sábado, 17 de janeiro.

O deputado Alan Sanches construiu uma trajetória marcada pela dedicação incansável à vida pública, pela seriedade no exercício do mandato e pelo compromisso firme com as causas sociais e com o desenvolvimento da Bahia.

Sua atuação política deixa um legado de trabalho, diálogo e respeito às instituições democráticas.

Neste momento de dor e consternação, o Poder Legislativo Municipal de Juazeiro se solidariza com os familiares, amigos, colegas parlamentares e com todos aqueles que conviveram e acompanharam sua caminhada pública, desejando conforto, força e serenidade para enfrentar essa perda irreparável.

A Câmara de Vereadores reconhece e registra sua contribuição para a política baiana e presta esta homenagem em sinal de respeito e gratidão pelos serviços prestados…

Read More
Política Relevantes Revista

Geraldo Alckmin afirma que o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia (UE) deve entrar em vigor no segundo semestre deste ano

post-image

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, disse nesta quinta-feira (15) que o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia (UE) deve entrar em vigor no segundo semestre deste ano: “Um acordo que, há 25 anos, era trabalhado, mas nunca saía. Finalmente, [será] assinado no sábado (17).”

“Assinado, o Parlamento Europeu aprova sua lei e nós, no Brasil, aprovamos a lei, internalizando o acordo. A gente espera que aprove a lei ainda neste primeiro semestre e que tenhamos, no segundo semestre, a vigência do acordo. Aí, ele entra imediatamente em vigência.”

Em entrevista a emissoras de rádio durante o programa Bom Dia, Ministro, produzido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Alckmin avaliou que o acordo entre Mercosul e União Europeia é o maior acordo entre blocos do mundo, envolvendo 720…

Read More
Política Relevantes

Haddad diz que caso Master pode ser a maior fraude bancária do país

post-image

O caso envolvendo o Banco Master pode se configurar como a maior fraude bancária da história do país, disse nesta terça-feira (13) o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Segundo ele, o governo acompanha de perto a atuação do Banco Central (BC) e mantém diálogo permanente com a autoridade monetária desde a decretação da liquidação da instituição financeira.

“O caso [Master] inspira muito cuidado, podemos estar diante da maior fraude bancária da história do país, podemos estar diante disso. Então temos que tomar todas as cautelas devidas, com as formalidades, garantindo todo o espaço para a defesa se explicar, mas, ao mesmo tempo, sendo bastante firmes em relação àquilo que tem que ser defendido, que é o interesse público”, disse o ministro ao chegar ao Ministério da Fazenda.

Haddad informou que tem conversado diariamente com o presidente…

Read More
Política Relevantes

Governo do Estado lança campanha de enfrentamento à violência contra a mulher

post-image

O futebol baiano entrou em campo neste sábado (10) com uma mensagem que vai além do esporte. Durante a abertura do Campeonato Baiano de Futebol 2026, o Governo do Estado lançou uma campanha pelo fim da violência contra a mulher, utilizando a visibilidade do Baianão para ampliar a conscientização e incentivar a denúncia de casos de violência de gênero. A iniciativa é da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), em parceria com o Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), e marcou a partida entre Vitória e Atlético de Alagoinhas, no Barradão, em Salvador.

A campanha utiliza diferentes formatos de comunicação para chamar a atenção para situações cotidianas de medo, insegurança e violência vividas por mulheres. Antes do início da partida, os jogadores entraram em campo vestindo jaquetas que cobriam os uniformes e exibiam manchas roxas, simbolizando marcas de…

Read More
Juazeiro Política Relevantes

Bahia inicia ano eleitoral com oposição unificada e PT em busca de hegemonia, diz Folha de São Paulo

post-image

Em uma inauguração que reuniu as oposições em Porto Seguro, uma imagem do ex-senador Antônio Carlos Magalhães (1927-2007) gerada por inteligência artificial aparece no telão em um discurso que fala em amor pela Bahia e encoraja ACM Neto (União Brasil) a ser candidato a governador.

No mesmo dia, no final de dezembro, o ex-prefeito de Salvador confirmou que vai desafiar novamente o governador Jerônimo Rodrigues (PT) em 2026: “Sim, sou candidato a governador da Bahia”, disse ACM Neto em evento marcado por uma exaltação da memória do avô e críticas ao PT.

O discurso deu a largada para sucessão ao Governo da Bahia, que deve repetir o embate de 2022 entre Jerônimo e ACM Neto. Desta vez, contudo, a disputa terá novos ingredientes, como uma possível chapa pura do PT e uma oposição unificada no estado.

Política Relevantes

Fronteira do Brasil com a Venezuela está tranquila e aberta, diz Múcio

post-image

A fronteira do Brasil com a Venezuela, no estado de Roraima, está tranquila, monitorada e aberta, informou neste sábado (3) o ministro da Defesa do Brasil, José Múcio. O governo disse ainda que não há notícia de brasileiros feridos pelos bombardeios dos Estados Unidos (EUA) contra a Venezuela.

“A fronteira está absolutamente tranquila. Nós temos um contingente já há algum tempo lá de homens e equipamentos. Estamos aguardando que as coisas aconteçam. Vamos aguardar a entrevista do presidente da República dos Estados Unidos, algumas coisas que vão acontecer durante o dia”, disse Múcio.

O ministro da Defesa disse que o Brasil tem 10 mil militares na região amazônica, com 2,3 mil em Roraima. Múcio acrescentou que há muita informação desencontrada e que o governo monitora os acontecimentos.

Política Relevantes

Lula se manifesta após ataque dos EUA à Venezuela. “Ação violou direito internacional e soberania”

post-image

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se pronunciou neste sábado (3) sobre os ataques na Venezuela e a captura do presidente Nicolás Maduro. “Os bombardeios em território venezuelano e a captura do seu presidente ultrapassam uma linha inaceitável. Esses atos representam uma afronta gravíssima à soberania da Venezuela e mais um precedente extremamente perigoso para toda a comunidade internacional”, afirmou Lula.

Ele acrescentou ainda que, “atacar países, em flagrante violação do direito internacional, é o primeiro passo para um mundo de violência, caos e instabilidade, onde a lei do mais forte prevalece sobre o multilateralismo”.

“A condenação ao uso da força é consistente com a posição que o Brasil sempre tem adotado em situações recentes em outros países e regiões. A ação lembra os piores momentos da interferência na política da América Latina e do…

Read More
Política Relevantes

Um terço das cidades baianas ficou fora das Emendas Pix em 2025

post-image

Mais de um terço dos municípios da Bahia passou 2025 sem receber recursos das chamadas Emendas Pix, mecanismo de transferência especial criado para agilizar o envio de verbas federais a estados e prefeituras. Levantamento do Bahia Notícias aponta que 142 das 417 cidades baianas não foram contempladas por nenhum repasse ao longo do ano, o equivalente a 34% do total.

A ausência de recursos não se restringe a municípios de pequeno porte ou baixa influência política. Cidades estratégicas da Região Metropolitana de Salvador, como Camaçari, Simões Filho, Mata de São João, Pojuca, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Madre de Deus e Vera Cruz, também aparecem entre as que ficaram de fora das transferências.

Enquanto isso, o volume de recursos se concentrou em um número reduzido de municípios. Jandaíra liderou os repasses em 2025, com…

Read More