As ações do Programa Mais Saúde, lançado esta semana pelo prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, prossegue com o segundo ciclo de oficinas de qualificação da Atenção Básica com ênfase na Implantação do Acolhimento, organizado pela Secretaria de Saúde. Nesta quinta-feira, 03, a Equipe de Saúde da Família (ESF) de Capim de Raiz, região do Salitre, participou de mais um dia de oficina.
O objetivo da iniciativa é organizar a rede e os fluxos de atendimentos através de uma escuta qualificada dos profissionais, garantindo uma assistência humanizada e de qualidade para a comunidade, ampliando o acesso aos serviços, reduzindo as filas e levando mais resolutividade aos serviços prestados.
Para a enfermeira de da UBS de Capim de Raiz, Camila da Silva Carvalho, as oficinas estão sendo muito importantes. “É um espaço onde ouvimos atentamente as orientações para garantir uma oferta mais ampla e rápida dos serviços. O projeto possibilita uma organização do acolhimento, que já vinha sendo desenvolvido pela equipe de Capim de Raiz. Vamos continuar atendendo as orientações do prefeito porque o usuário deve receber uma resposta positiva e necessária no momento que vai ao posto de saúde e devemos estar sensibilizados para isso”, argumentou.
O projeto ‘Acolher Juazeiro’ vem sendo realizado desde 2009 e este ano a Prefeitura está realizando as oficinas com parcerias: Programa da SESAB e PET Linha de Urgência da Univasf.
O acolhimento será implantado em todas as Unidades Básicas, beneficiando as 54 Equipes de Saúde da Família (ESF) existentes na rede municipal. Inicialmente a ação está contemplando 18 ESF. Seis equipes estão sendo treinadas pelo Estado. As oficinas iniciaram em julho e pretendem ser encerradas em dezembro deste ano.
Nesta primeira fase estão sendo atendidas onze unidades: Maniçoba I, Novo Encontro, João Paulo II, Itaberaba, Santo Antônio, Dom José Rodrigues, Quidé, Argemiro, CSU, Capim de Raiz e Maringá.
“É importante que os usuários sejam ouvidos atentamente e recebam um atendimento de qualidade no posto de saúde. Muita coisa já pode ser resolvida na atenção primária e os profissionais estão sendo treinados para encaminhar apenas o necessário, agilizando o fluxo e ampliando a oferta de serviços, uma das propostas do Mais Saúde”, explicou o secretário de saúde de Juazeiro, Cássio Garcia.