Juazeiro realizou com sucesso mais um trabalho do projeto “A Gestante e o Bebê: e os Nossos Direitos?” na Maternidade Municipal, no final da tarde da última sexta-feira, 28 de junho. A atividade que conta com a parceria da Univasf reuniu muitas mulheres interessadas em conhecer melhor sobre seus direitos e sobre os cuidados mais indicados para conquistar um bom tratamento e uma melhor recuperação pós-parto.
O tema debatido entre as gestantes, parturientes e acompanhantes da unidade foi sobre o “Perfil do Acompanhante para a Gestante e Parturiente”. “É muito importante escolher uma pessoa emocionalmente preparada para contribuir de forma mais eficaz, dando segurança, carinho, cuidado e proteção para as gestantes. Pessoas nervosas e agitadas ou que nunca vivenciaram o momento de um parto não são indicadas para acompanhá-las”, registrou a articuladora dos selos Unicef e Abrinq na Secretaria da Saúde, Carla Lorena Pesqueira.
A articuladora explica que a acompanhante é quem tira as dúvidas que a mãe esqueceu de perguntar e é indicado que a mesma seja tranquila e equilibrada. “É um suporte a mais para a mulher, principalmente para quem está passando pelo momento de descoberta de ser mamãe pela primeira vez. Também é essencial que a acompanhante já tenha vínculo afetivo para que o conforto e a segurança sejam dados de forma mais efetiva, além de ser maior de 18 anos”, contou Pesqueira.
A assistente social da Maternidade, Aleide Batista falou dos bons resultados para a gestante quando a acompanhante certa é escolhida. “Estudos científicos já apontam o sucesso da acompanhante para evitar problemas na saúde, além das gestantes ficarem mais tranquilas e seguras durante e após o parto. É um suporte psicológico e emocional que é dado para que a experiência seja positiva e saudável”, disse.
Para a professora Verimar Cardoso da Silva, 31 anos, que teve seu terceiro filho na unidade, a iniciativa merece ser elogiada e o tratamento oferecido para ela e seu filho também. “O atendimento aqui é muito diferente do que eu recebi anos atrás quando eu tive meus outros dois filhos em Uauá e na antiga Clise. Recebi muita atenção e fui bastante respeitada, não faltando nada. Este bate-papo também tem que ser parabenizado, pois são nesses momentos que tanto nós gestantes como as acompanhantes tiram as dúvidas”, comentou satisfeita.
O projeto “A Gestante e o Bebê” vem acontecendo desde março deste ano com dinâmicas e palestras, e já discutiu temas como: alimentação saudável, direitos das gestantes, parto humanizado, dentre outros.
O Projeto “A Gestante e o Bebê” faz parte de mais uma ação promovida pela Prefeitura de Juazeiro em que confirma os avanços das políticas públicas para melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes. Essas ações fortalecem os trabalhos que contribuíram para conquista do município, ano passado, dos Selos Unicef e Prefeito Amigo da Criança (Abrinq).