Neste dia 05 de fevereiro é comemorado o Dia da Mamografia. A data chama a atenção para um exame muito importante de detecção do câncer de mama. O mastologista da Unimed Vale do São Francisco, Jomário José de Macêdo, fala sobre o assunto, alerta e dá dicas importantes referentes ao procedimento.
Segundo médico, a mamografia é uma espécie de radiografia das mamas que consiste num tipo de exame padrão ouro para rastreamento do câncer de mama. “É o único exame que mostrou eficiência em diminuir a mortalidade dessa patologia maligna que é a mais incidente em mulheres após os cânceres de pele não-melanoma”, explica Macêdo.
“A Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) preconiza que o rastreamento do câncer de mama deve ser iniciado aos 40 anos para todas as mulheres de baixo risco e poderá ser iniciada mais precocemente em pacientes de alto risco. A mamografia deve ser anual”, complementa.
O Mastologista também chama a atenção para a descoberta precoce da doença. “O alerta fica no sentido de informar que o diagnóstico precoce é a única forma de aumentar as chances de cura no câncer de mama; a consulta anual com o mastologista e a mamografia são as principais formas de se conseguir isso”, finaliza.