A Assembleia Legislativa da Bahia devolverá nesta segunda-feira, 31, simbolicamente, o mandato de 13 deputados cassados durante a ditadura militar. A solenidade acontece às 9h30, no plenário da Casa, com a presença do governador Jaques Wagner.
Serão devolvidos os mandatos dos parlamentares Diógenes Alves, Ênio Mendes de Carvalho, Sebastião Nery, Wilton Valença, Hamilton Saback Cohim, Luiz da Silva Sampaio, Marcelo Ferreira Duarte, Osório Villas Boas, Aristeu Nogueira, Luiz Leal, Octávio Rolim, Oldack Neves e Padre Palmeira.
Contraponto
Segundo o deputado Marcelino Galo (PT), o ato será uma reafirmação da democracia e liberdade no Brasil e um contraponto aos 50 anos do golpe militar, ocorrido no dia 1º de abril de 1964.
O petista é presidente da Comissão Especial da Verdade na AL-BA e autor do projeto de resolução nº 2.210/2013, que restaura os 13 mandatos cassados.
Apenas quatro dos 13 parlamentares cassados estão vivos. Desses, três irão ao evento: Wilton Valença, Marcelo Duarte e Luiz Leal. Em função de um tratamento de saúde, Sebastião Nery, que vive no Rio, não está autorizado a viajar. Sua participação por videoconferência é estudada.






