O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela está reagindo bem ao tratamento, informou nesta quarta-feira (12) o atual presidente do país, Jacob Zuma.
“Fico feliz de informar que Madiba responde melhor ao tratamento”, disse Zuma durante uma audiência prevista sobre orçamento, usando o nome do clã do ícone da luta contra o apartheid.
Segundo Zuma, os “dias difíceis” foram superados.
Mandela, de 94 anos, segue internado pelo quinto dia consecutivo na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratar uma infecção pulmonar no Mediclinic Heart Hospital em Pretória.
A notícia da internação de Mandela foi recebida com orações e uma crescente aceitação, entre os sul-africanos, de que o herói da luta contra o apartheid poderia estar em seus últimos dias de vida.
“Está recebendo tratamento intensivo”, disse na segunda o porta-voz da presidência, Mac Maharaj, que ficou preso ao lado de Mandela no período do governo segregacionista. “Permanece no hospital e seu estado não mudou”, destacou a presidência.
A segurança foi reforçada ao redor do hospital.
Na segunda, o ex-presidente da Árica da Sul recebeu a visita da ex-mulher Winnie Madikizela-Mandela e da filha de ambos, Zindzi. A atual esposa, Graça Machel, está ao lado do líder desde sábado.
Poucas informações foram divulgadas sobre o estado de Mandela, mas o herói da luta contra o apartheid tem um histórico de problemas pulmonares desde que teve uma tuberculose diagnosticada em 1988.
Esta é a quarta hospitalização nos últimos sete meses de “Madiba”, um homem que é considerado um símbolo mundial da paz e do perdão, assim como o pai da nação.