Os técnicos brasileiros já dispõem de formas de manejo capazes de fornecer boa produtividade para o girassol. São informações importantes sobre o manejo da cultura como fertilidade do solo, controle de pragas e doenças, zoneamento agroclimático para a cultura e também a inserção da cultura no mercado. As tecnologias que possibilitam o cultivo do girassol no Brasil são todas criadas pela Embrapa Soja.
A área plantada com girassol, no Brasil, já passa de 100 mil hectares, mas existe perspectiva de crescimento, porque a oleaginosa deve se firmar como opção para produção de biodiesel e também como óleo utilizado na culinária. Desse total, 30 mil hectares foram cultivados no Centro-Oeste do país, 30 mil hectares em São Paulo; 15 mil hectares no Rio Grande do Sul, 5 mil hectares no Paraná e o restante nos demais estados produtores.
Além da produção de óleo para alimentação humana, o girassol é utilizado como matéria-prima pelas indústrias alimentícias e de ração animal. O farelo é indicado para alimentar aves de corte e de postura, suínos, bovinos de corte e de leite. A cultura tem ganhado novas alternativas de uso como o biodiesel.
da redação do Nordeste Rural