Vice-líder da oposição na Assembleia Legislativa, o deputado Bruno Reis (PRP) afirmou que a política de segurança pública do governo baiano “é a piada do momento na internet”. Ele ironizou as dicas contra seqüestro relâmpago publicadas no site da Secretaria de Segurança Pública (SSP). “O estado já assumiu que perdeu a guerra contra o crime ao propor que o cidadão tenha dinheiro no bolso para dar ao marginal. Agora, ensina a vítima de seqüestro a agir feito um doido. Adoraria saber quanto o estado está pagando ao autor intelectual desse verdadeiro manual de adaptação ao crime”, disse o parlamentar.
Há cerca de uma semana, o site da SSP publicou que os cidadão precisam andar com pouco dinheiro no bolso para satisfazer o ladrão. Diante da repercussão negativa na imprensa, inclusive nacional, a dica foi retirado da pasta. Mas está no site a seguinte recomendação sobre seqüestro relâmpago: “Se um dia você for jogado dentro do porta-malas de um carro, chute os faróis traseiros até que eles saiam para fora, estique seu braço pelos buracos e comece a gesticular feito doido”.
“Ao mesmo tempo, o site recomenda que a vítima não reaja. Ou seja, além de usar termos preconceituosos e infelizes, há contradição. Para a SSP, é mais fácil que o cidadão aprenda a escapulir de porta-malas do que investir em segurança. Parece que a ordem é brincar com a vida das pessoas. Aliás, é isso que o governo vem fazendo quando não investe em segurança, e o resultado são os altos índices de criminalidade que a Bahia alcançou”, afirmou Bruno Reis.