Por Caio Alves
O Muay Thai, também conhecido como Boxe Tailandês, é uma das práicas esportivas que vêm se consolidando na nossa região. Esse crescimento se deve pelo UFC, organização que produz eventos de artes marciais mista pelo mundo, e através dos meios de comunicação, onde passam informações sobre esse esporte, tendo assim muitos adeptos. Para saber um pouco mais sobre esse esporte, o Diário da Região, visitou um centro de treinamento, que fica em Juazeiro, e conversou com alunos e com o treinador e lutador de artes marciais, Jailton de Araujo, mais conhecido por Jay Congo.
Congo iniciou sua carreira em 2005 em Salvador e em 2006 veio para Juazeiro ministrar aulas. Hoje, graduado em Artes Marciais, pelo mestre Munil Sobrinho, é dono e professor de um centro de treinamento na cidade que tem em média 300 alunos cadastrados. O público que frequenta o centro de treinamento é diversificado: homens, mulheres e até crianças estão querendo conhecer e se especializar no Muay Thai. “Temos um público misto com até crianças a partir de 10 anos. Essas pessoas que chegam aqui estavam procurando coisas novas para fazerem ou assistiram às lutas na televisão, gostaram e resolveram conhecer um pouco mais sobre o esporte. A maioria realmente acaba gostando e não quer mais largar”, comenta Jay Congo.
As aulas de Muay Thai duram aproximadamente uma hora e trinta minutos e envolvem rotinas diversas de golpes e outros exercícios físicos, como corrida, flexões e abdominais. “O Muay Thai levanta a autoestima da pessoa, melhora a respiração, o condicionamento físico, a coordenação motora e a flexibilidade é aprimorada. Além disso, o esporte socializa as pessoas”, explica o treinador.
Para o Técnico em Laboratório e aluno, Ivanildo Viana, o Muay Thai é um esporte completo e que ajuda não só no condicionamento físico dos participantes, mas também no psicológico. “Pratico esse esporte há três anos e o escolhi porque é uma arte marcial completa e que meche com todo o corpo, aprimorando meu condicionamento físico, a minha coordenação motora e o meu psicológico”, diz o aluno.
Para as pessoas que queiram iniciar as aulas de Muay Thai, o treinador Jay Congo, explica que é preciso que o participante faça antes uma avaliação médica. “Não só para o Muay Thai, mas para aqueles que querem começar qualquer esporte é preciso que antes realize uma avaliação médica e se tudo estiver bem começaremos os trabalhos”, frisa.
O servidor público e também aluno do centro de treinamento, Ivanildo Viana, já sente as mudanças e os benefícios no corpo, mesmo com poucos meses de aula. “Só tenho três meses de aula, mas já sinto algumas mudanças em meu corpo e na minha rotina diária”.