Maviael Melo, é um pernambucano de Iguaracy, criado nas águas do velho Chico, adotou Petrolina como sua desde 1978, residente atualmente em Salvador na Bahia. Já se apresentou em diversas cidades de Pernambuco, Bahia, Paraíba e Rio de Janeiro, dentre outros estados. Suas apresentações, sempre recheadas de poesias e cordéis, além de belas músicas, já lhe renderam diversas premiações em Festivais.
Maviael é poeta e cordelista e desenvolve atividades com Literatura de Cordel em várias cidades da Bahia para professores e alunos de EJA, visando o incentivo a leitura e a produção de versos em cordel sobre temas comuns a realidade de cada município, além de oficinas de criação musical e poética. Já no prelo seu novo livro Ciclos.
O Livro Ciclos é um ajuntado de versos que circulam em períodos distintos sobre temas diversos, tendo como referência a poesia de cordel, escritos nos últimos cinco anos, retrata sentimentos, imagens das andanças e vivência do ser poeta e cidadão.
O livro foi lançado em Salvador no dia 04 de novembro, durante a Bienal do Livro da Bahia, no Centro de Convenções, momento de encontros de amigos, poetas e cantadores. O lançamento em Petrolina, será dia 18, no espaço cultural da Camâra de Vereadores, a partir das 19h, com a participação de João Sereno, Paulo Ferreira, Tico Seixas, Mariano Carvalho e outros convidados, também no sábado, dia 19, será no Mercado da Madalena em Recife.